A AlmapBBDO anuncia nesta segunda-feira (6) a chegada de quatro novos sócios à estrutura societária da agência. Luiz Sanches, diretor-geral de criação; Cintia Gonçalves, diretora-geral de planejamento; Gustavo Burnier, diretor de serviços a clientes e gestão; e Rodrigo Andrade, diretor financeiro e de negócios tornam-se sócios da agência e reforçam a gestão da companhia. Eles se juntam ao time de profissionais até então formado apenas por Marcello Serpa e José Luiz Madeira, que dividem as ações da operação com a rede BBDO, integrante do grupo Omnicom.

De acordo com a Almap, eles agora terão a responsabilidade de “garantir a excelência criativa e a satisfação de clientes pelas quais a AlmapBBDO é reconhecida”. O convite para os quatro diretores faz parte dos planos e processo de expansão da agência. “A expansão dos negócios da empresa será melhor sucedida se realizada em parceria com os profissionais que trabalham conosco”, declarou Marcello Serpa, sócio-diretor da companhia, em comunicado. Serpa e Madeira continuarão como sócios e, paralelamente, poderão dedicar-se a identificar novas oportunidades e “planejar o crescimento das atividades num momento em que o negócio torna-se mais complexo e desafiador”, informou a agência. A Almap criará uma holding, até o final do ano, para abrigar startups e novas aquisições.

De acordo com Adrew Robertson, presidente global da BBDO, a holding será uma forma da Almap de evoluir de um uma única agência para um grupo de empresas e, assim, capitalizar “o incrível potencial” do mercado brasileiro. “Há duas coisas: capacidade e competência, que se combinam para criar um trabalho brilhante. Temos competência, mas estamos fortalecendo nossa capacidade de execução em algumas áreas”, afirmou. Ele nega, contudo, que falte expertise ao escritório brasileiro em alguma área. “Essa não é uma decisão para resolver problemas. Ao contrário, é para a agência incorporar novas disciplinas para crescer horizontalmente”.

Ainda não está definido quantas empresas a holding irá abrigar. De acordo com Madeira, sócio-diretor da AlmapBBDO, a agência está em busca de startups das áreas de eventos, digital, publicidade e conteúdo. “Esse é um mercado cada vez mais complexo e com novas disciplinas. Já deixamos de pegar clientes e de oferecer serviços que não podíamos, mas esse não é mais um momento em que podemos perder oportunidades”, disse. Uma das áreas que podem ser fortalecidas com novos parceiros é a de redes sociais. “Queremos empresas que mostrem eficiência do investimento do cliente”, complementou. A nova unidade de negócio ainda está sendo estruturada. A agência estima que o processo de seleção de empresas e, eventualmente, de aquisições, seja concluído nos próximos oito meses.

A AlmappBBDO é a agência brasileira mais premiada da história da propaganda brasileira, com 133 Leões conquistados no Cannes Lions, sendo três deles como Agência do Ano (2000, 2010 e 2011). Foi a única agência brasileira reconhecida como a mais premiada do mundo segundo o ranking do Gun Report.

*atualizada às 16h20