A AlmapBBDO receberá o título de Agência do Ano do Fiap 2012 (Festival Iberoamericano de La Publicidad), realizado nesta semana em Miami, Estados Unidos. O nome da agência não foi anunciado na festa de encerramento realizada nesta quarta-feira (2), quando é feita a entrega de prêmios. A argentina Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi contesta o resultado e seu presidente, Pablo Del Campo (presidente do júri de TV e Cine, Gráfica e Via Pública desta edição do Fiap), pediu a recontagem dos pontos, alegando que sua agência é a ganhadora. A organização do festival não teria, inclusive, anunciado a Agência do Ano durante a festa porque Del Campo estaria “muito bravo” e ao mesmo tempo porque não havia nenhum representante da Almap em Miami.
A organização do festival afirma, porém, que o título é da AlmapBBDO. Porém, apesar do diretor geral do Fiap, Daniel Marcet, confirmar ao propmark que a Almap vai receber o troféu de Agência do Ano, o festival não divulgou o ranking oficial com as primeiras colocadas até o momento. O diretor explicou que o Fiap considera um ponto para todas as peças finalistas, ao contrário do site Adlatina, que limita os finalistas em 10 e que publicou que o título é da argentina Del Campo, aumentando mais a confusão.
A Almap não ganhou nenhum GP, ao contrário da Del Campo, que recebeu dois: um de Gráfica e outro de Via Pública, com “Fotos famosas”, para CyberShot da Sony; e “Camión del alentó”, para Coca-Cola, um caminhão de som criado para animar a torcida na Copa América, respectivamente. Porém, a agência brasileira ganhou sete ouros, sete pratas e 13 bronzes, além dos dois prêmios da Copa de Iberoamérica; e emplacou mais de 20 finalistas, ficando à frente da argentina. Com o resultado, a Almap reconquista sua posição de líder no Fiap, já que com exceção de 2011, vinha conquistando o título de Agência do Ano consecutivamente nos últimos anos.
Destaque brasileiro
A propaganda brasileira foi mesmo destaque no festival. Além da Almap em primeiro lugar, a Ogilvy e a F/Nazca S&S foram classificadas na terceira e quarta posição, respectivamente. A F/Nazca ganhou, inclusive, dois GPs: um em TPA (Técnicas de Produção Audiovisual), com a campanha “Bom dia, boa tarde e boa noite”, para o Sesc, na categoria “Direção geral” – case que também ganhou Sol de ouro em “Direção de arte”; e em Promo, com o Grand Sol (como se denomina o Grand Prix do Fiap) entregue para “Curiosismo”, criado para a Pinacoteca de São Paulo.
“Curiosismo” foi ainda premiada com um bronze em TPA, na categoria “Fotografia” e mais um bronze em “Direção de arte”. A campanha “Vício”, da F/Nazca para Nike, também recebeu duas pratas, uma em fotografia e o outra em edição. A F/Nazca foi a grande vencedora em TPA, com seis prêmios. A Loducca ganhou dois ouros com a campanha “Balões”, para a MTV, em música adaptada e edição. No total, o Brasil teve oito troféus em TPA.