A Comisión Nacional de Defensa de la Competencia da Argentina (CNDC) aprovou na última quinta-feira (23) a aquisição da Alpargatas Argentina pela São Paulo Alpargatas. Com essa operação, nasce uma empresa binacional, líder do setor de calçados na América do Sul.
A decisão concretiza a aquisição de 60,18% do capital da Alpargatas Argentina. Empresa fundada em 1885 e que muito contribuiu para o desenvolvimento industrial da Argentina, suas principais operações localizam-se na Argentina e no Uruguai e abrangem os negócios de artigos esportivos, calçados casuais e de segurança; têxtil; confecções e comércio varejista. O texto divulgado pelo CNDC acrescenta que a São Paulo Alpargatas deverá transferir, a terceiros interessados e dentro do prazo de 24 meses, a marca Pampero para vestimentas de trabalho e de bombachas.
A junção da São Paulo Alpargatas, companhia internacional de marcas e uma das grandes dos setores de calçados, artigos esportivos e tecidos industriais do País, à pioneira Alpargatas Argentina delineia um futuro extremamente promissor para a nova empresa que se forma. Juntas, em 2007, as duas companhias faturaram R$ 2,1 bilhões e produzem anualmente 250 milhões de pares de calçados e sandálias. Atuando em 80 países e com 150 mil pontos de vendas, a nova Alpargatas terá 19 mil funcionários.
“Estamos criando uma companhia em franco processo de internacionalização, que se torna cada vez mais uma referência no mercado, e que agora parte em busca da liderança do setor na América Latina”, comemora o diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch. A união das duas empresas, segundo Utsch, vai promover o fortalecimento da marca Topper no Brasil, linha que detém mais de 33% de participação no mercado argentino. A mudança possibilita a empresa internacionalizar a marca com um único posicionamento. Investimentos no portfólio da Topper, marketing e pessoal serão realizados, segundo o diretor-presidente, de forma a alavancar sua participação no mercado.
O diretor-presidente destaca ainda a ampla gama de oportunidades que se abre com a aprovação do negócio. Importantes sinergias comerciais e operacionais devem resultar em aumento de competitividade e produtividade, além do aprimoramento na relação com clientes, fornecedores e parceiros. “Temos ainda um cenário de desafios e possibilidades de crescimento para nossos funcionários brasileiros e argentinos”, destaca Utsch. “Tudo isto nos possibilitará um salto qualitativo para assegurar um de nossos principais valores: o de criar marcas desejadas internacionalmente, algo que já temos experiência em fazer”, define.
A AlmapBBDO é a agência responsável pela conta internacional da Havaianas. Na Argentina, a agência Kepel y Mata assina as campanhas da marca Topper, que no Brasil está com a Talent, juntamente com a dos demais artigos esportivos da Alpargatas.