Bate-papo com profissionais ocorreu nesta terça-feira (8), no 10º Congresso Abep

Dando continuidade às discussões do 10º Congresso Abep, realizado nesta terça-feira (8) no Unibes Cultural, em São Paulo, especialistas da Ambev, Nestlé Brasil e Ipsos se reuniram para compartilhar seus conhecimentos nas práticas com ESG.

Melissa Vogel, CEO Kantar IBOPE Media, mediou a conversa entre Barbara Sapunar, diretora de business transformation da Nestlé Brasil; Caio Ramos, diretor de sustentabilidade Ambev; e Paula Sória, client officer-senior business partner Ipsos.

Caio Ramos, Paula Sória e Barbara Sapunar (Foto: Alê Oliveira)

Caio Ramos destacou que a Ambev tem muito orgulho da história que construiu, mas que também sabe que deixou a desejar com ações ESG ao longo dos anos. "A busca começou lá atrás, a Ambev é uma das primeiras empresas a ter gerente de meio ambiente nas cervejarias. Lá nos anos 1990, o foco era muito financeiro com o pensamento de: como eu posso ser mais eficiente, para economizar mais e ter um custo mais baixo", explicou o diretor de sustentabilidade.

Ramos continuou dizendo que em 2017, graças àa realização de pesquisas com o consumidor, a companhia percebeu que alguma ações não estavam funcionando. "Olhamos para o resultado das pesquisas e percebemos que o nosso papel como empresa no país, com os consumidores, podia ir muito além", completou.

Assim, em 2017, a Ambev começou seu compromisso, iniciando com a redução do consumo de água na cervejaria. "De 2017 para cá, nosso compromisso é garantir que, em todos os lugares que Ambev opera, tenha água na quantidade e na qualidade necessária - este é só um exemplo", contou Ramos.

Abraçando o compromisso, o diretor conta que Ambev conseguiu se posicionar no mercado como uma cervejaria local, natural e inclusivo.

Já Barbara Sapunar destaca que a Nestlé Brasil desde o início de sua história busca trabalhar com práticas sustentáveis. "Hoje, nós vivemos como empresa a partir destes compromissos. A Nestlé se organiza de uma forma diferente e evoluiu com estes compromissos globais", explicou Sapunar.

Sapunar conta que hoje, o maior desafio da Nestlé está em manter práticas sustentáveis na produção de suas mercadorias, que dependem do cacau, café e outros ingredientes vinculados à agricultura. Por isso, se fez necessário criar uma missão a longo prazo para a marca em todo o mundo - que inclui a prática da agricultura regenerativa, uma abordagem de conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas.

Barbara salienta a importância de educar os consumidores, dando como exemplo a retirada das tampinhas plásticas de alguns produtos da Nestlé - que desagradou uma parcela dos clientes, que precisaram ser reeducados, já que a empresa não voltaria atrás na decisão quanto às embalagens.

Paula Sória conta que o compromisso da Ipsos começou há alguns anos e ao longo deles, a empresa foi se estruturando localmente e globalmente com responsabilidades ESG. "A gente realmente quer ajudar e estimular nossos clientes a tomarem as decisões corretas e para isso, fornecemos dados", esclareceu.

Sória afirma que, desde o ano passado, a Ipsos está bem estruturada e com um olhar muito direcionado para o ESG - com um time apenas para tratar deste assunto. "A gente realmente tem pensado como fazer isso localmente através de três pilares, sendo eles: o que nossos clientes precisam saber, o que eles precisam fazer e como dizer nessa jornada ESG", completou.