Uma expressão popular costuma dizer que “rir é sempre o melhor remédio”. Algumas marcas, agências e personalidades levam isso tão a sério que conseguem transformar algo que poderia ser depreciativo em publicidade. Pelo teor inusitado, campanhas com esse viés costumam gerar buzz, engajamento e um bom recall na mente dos consumidores. Confira abaixo alguns exemplos:

Xuxa ao contrário para a TV Record

Uma “brincadeira” popular dizia que, ao rodar um vinil da Xuxa ao contrário, as pessoas se deparavam com sons macabros. A emissora aproveitou para resgatar a “lenda” e promover o programa Dancing Brasil. A criação é da Grey.

Supla e Ana Maria Braga: irmãos?

Certa vez o público fez piadas com o penteado da apresentadora Ana Maria Braga, comparando-a com Supla. E não é que a Visa juntou os dois em um filme criado pela AlmapBBDO.

Sai do Gol Dida!

Na década de 90, uma das críticas da torcida brasileira para o goleiro Dida era clara: tem que sair bem do gol para passar confiança. E não é que a Volkswagen levou isso ao pé da letra e convenceu o jogador e o treinador da seleção, Zagallo, a brincarem com a situação?  

Hoje sim Rubinho!

Um dos momentos mais marcantes da história do automobilismo nacional aconteceu no GP da Áustria, em 2002. Rubens Barrichello dominava a corrida e parecia que desta vez não precisaria ceder a sua posição de primeiro lugar para o então companheiro de Ferrari, Michael Schumacher. O narrador da Globo, Cleber Machado, também acreditava nisso, até chegar na última volta. Pelo menos, Rubinho ainda teve espirito esportivo para brincar com a situação na campanha abaixo, criada pela Neogama para a Renault:    

 “Adocica” não

Em uma espécie de “manual” para queimar o filme no churrasco, o filme abaixo de Skol, criado pela F/Nazca, foi protagonizado pelo cantor Beto Barbosa.    

Não á Carsystem, mas…

Quem precisa de alarme no carro quando tem Byafra cantando “Sonho de Ícaro” dentro dele? A brincadeira foi criada pela AlmapBBDO para promover o Bradesco Seguros.

Donti Révi Caspa

Como não lembrar dos improváveis diálogos em inglês de Joel Santana? Tudo começou com uma entrevista engraçada na Copa do Mundo de 2010 e depois a piada ganhou as telas em mais de um comercial, o primeiro deles da P&G. O filme foi criado pela agência Africa para promover o shampoo Head & Shoulders.

Anderson Silva afinou, hein?

Você teria coragem de brincar com a voz fina do Anderson Silva? O Burger King teve, e o lutador topou, nessa divertida campanha criada pela Ogilvy.

Canta aí Vanusa!

Alguém se lembra do dia em que a cantora Vanusa se atrapalhou na execução do Hino Nacional Brasileiro? A Visa não apenas lembrou como criou um comercial, novamente com a ajuda da AlmapBBDO.

Ricardo Macchi para a Fiat

O ator brasileiro teve uma atuação bastante criticada pelo público e a imprensa especializada no papel do cigano Igor da novela “Explode Coração”. Quase 20 anos depois ele deu a volta por cima, contracenando com o ator Dustin Hoffman em um comercial da Fiat, criado pela Leo Burnett.