A Petrobras assina um publieditorial, na edição do Valor desta quinta-feira (29), com o título “Compliance ganha força nas empresas brasileiras”.

Tânia Rêgo/Agência Brasil/Divulgação

A peça defende que o “caminho é irreversível” e que a procura das empresas por estar em conformidade com as leis tem aumentado nos últimos anos. O texto cita, por exemplo, a pesquisa da Deloitte que mostra que, de 2013 para 2015, passou de 30% a 65% o índice de empresas com um programa de compliance.

Um segundo texto, entitulado “Várias áreas devem ser envolvidas para haver uma mudança cultural”, traz as informações sobre a política da própria Petrobras: “Além de uma gerência executiva para cuidar do tema, 150 funcionários de diversas áreas (…), níveis hierárquicos e localidades atuam como agentes de compliance, para garantir a disseminação das boas práticas de governança”.

A empresa vem enfrentando uma crise de imagem por conta das denúncias de corrupção. Este ano, a marca apareceu em oitavo no ranking Interbrand das 25 marcas brasileiras mais valiosas, com uma queda de 17% em relação ao ano passado.

Leia mais sobre compliance:

Prática de compliance evita custos 

Compliance reduz riscos em empresas