Rafael Sampaio está deixando a ABA (Associação Brasileira de Anunciante) após 29 anos de casa. O profissional respondia como vice-presidente executivo, único cargo passível de contrato e remuneração da entidade – que elege seu presidente e seus diretores por meio de chapa com alguns dos principais representantes dos anunciantes presentes no mercado brasileiro.
“Depois de todo esse tempo, acredito que esteja encerrando meu ciclo na ABA”, confirma Sampaio, que passou por mais de 10 mandatos, entre eles os mais recentes comandados por Orlando Lopes (ex-Unilever e atual Ibope), Luiz Carlos Dutra (ex-Unilever e atual Vororantim) e João Ciaco (Fiat).
A ABA teve sua mais recente diretoria eleita em abril último, quando João Campos, vice-presidente da categoria de sorvetes e alimentos da Unilever, assumiu a presidência. Fontes do propmark indicam “divergência de conceitos sobre a atuação da ABA” entre Sampaio e o novo líder como principal motivo para sua saída. O VP, porém, nega qualquer atrito. “Não há nenhuma ruptura e a saída está sendo muito bem administrada, tanto que permaneço na ABA até meados de 2015 como consultor, auxiliando no processo de sucessão”, destaca.
Ainda não está definido quem será o novo vice-presidente executivo. A entidade já iniciou a busca por um substituto.