Pestana: não estamos esperando queda de inscrições, nem em número de delegados

 

O Brasil já tem confirmada a participação de 15 jurados no Cannes Lions 2014, que acontece entre 15 e 21 de junho na Riviera Francesa. Sem que nenhum deles presida um júri (leia mais aqui), o time marca presença em 15 das 17 áreas que integram o festival este ano, com ausências apenas em Innovation e Creative Effectiveness Lions.

Dos profissionais brasileiros que participarão da avaliação dos trabalhos, apenas dois são reincidentes: Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO; e Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy. Sanches participou do júri de Press em 2008, enquanto Ramos integrou o time de Promo & Activation em 2012. Outro destaque é a participação de Guto Indio da Costa, sócio-diretor da Indio da Costa Design, que participará do júri da estreante Product Design Lions.

Apesar de apresentada como definitiva, a lista de nomes brasileiros pode ser considerada parcial. Nos últimos anos, a organização do Cannes Lions tem ampliado o time de jurados após seu anúncio, de acordo com o aumento de inscrições.

Criatividade

Em sua primeira edição do festival como diretor de mercado anunciante do Estadão – representante oficial do Cannes Lions no Brasil – e principal executivo do veículo ligado ao evento, Flávio Pestana destacou a preocupação da organização em reforçar as características fundamentais da premiação. “Cannes está crescendo cada vez mais, mas sem perder seu foco principal: a criatividade. Ela continua sendo o centro de tudo”, enfatiza.

O tema central do Cannes Lions este ano – que em 2010 passou a responder como Festival Internacional de Criatividade, termo que substitui Publicidade – é “Criatividade em ação”, o que demonstra seu esforço contínuo em convencer os profissionais participantes de que a essência está sendo mantida, mesmo diante das constantes críticas de ‘engrandecimento’ do evento e de seu viés cada vez mais próximo a uma feira de negócios. “Mesmo com a amplitude do festival, ele não quer ser visto como um evento de marketing, mas se manter como o maior encontro ao redor da criatividade”, complementa.

Escolhidos

Há critérios bem estabelecidos para a decisão dos nomes que integrarão um júri do Cannes Lions. Mesmo sem ser o mais relevante, o de maior peso é a procedência do nome em questão, em uma distribuição equivalente entre os principais grupos globais de comunicação – WPP, Omnicom, Publicis, Interpublic, Havas e Dentsu Aegis, entre outros.

“Precisamos montar um enorme quebra-cabeça para que essa equação fique balanceada”, indica Pestana. Após essa barreira, pesam a favor dos nomes o histórico profissional, a especialização em determinada categoria, o número de inscrições regulares de sua agência, o reconhecimento daquele nome no mercado, participação em outros festivais e proficiência na língua inglesa.

Quanto à falta de um presidente em 2014 – no ano passado, a edição histórica de 60 anos do festival teve Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO, como líder em Press – e ausência em duas áreas, Pestana ressalta a escassez de profissionais brasileiros de atuação internacional, bem como a necessidade de um destaque em prêmios nas divisões em questão. “Cannes procura presidentes de júri com atuação global, ou ao menos maior que o território de seu próprio país. Ainda há poucos no Brasil com essa atuação. Um deles, por exemplo, é o Anselmo Ramos – que apesar de não estar como presidente, está no júri de Titanium, o que tem quase o mesmo peso. Já nas demais categorias, é sempre importante que o Brasil tenha um bom desempenho em prêmios para enviar jurados”, destacou.

Perspectivas

Uma das principais preocupações da organização do Cannes Lions para a edição de 2014 é a coincidência de datas com a Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil. O país é constantemente o segundo maior em número de delegados e também em inscrições, tendo enviado em 2013 aproximadamente mil profissionais e exatamente 3.476 peças. CEO do festival, Philip Thomas chegou a cogitar uma mudança de local ou datas, mas decidiu manter a programação original.

Para Pestana, o Mundial no país pode afastar alguns profissionais da Riviera Francesa, mas não impactará negativamente na participação brasileira. “Não estamos esperando queda nas inscrições, nem mesmo no número de delegados. Talvez a principal diferença seja a ausência de alguns profissionais específicos, mais sêniores, especialmente aqueles que têm clientes com cotas de patrocínio ligadas à Copa do Mundo. Alguns nomes ficarão por aqui”, acredita o executivo.

Confira abaixo a lista dos brasileiros que atuarão como jurados no Cannes Lions 2014:

Film: Rui Branquinho, vice-presidente de criação da Y&R
Press: Marcelo Reis, sócio e vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made
Outdoor: Valdir Bianchi, diretor de criação da Mood
Media: Luiz Gini, diretor de mídia da Neogama/BBH
Cyber: André Piva, CCO da Lov
Direct: Roberto Vilhena, vice-presidente de criação da Artplan
Radio: Felipe Luchi, diretor de criação da Lew’LaraTBWA
Promo & Activation: Fabio Saboya, diretor de criação da Loducca
Design: Bruno Bertani, diretor de criação da Prole
PR: Mauro Silva, diretor-executivo de criação da Live/Ad
Film Craft: Vellas, diretor de cena da Sentimental Filme
Titanium and Integrated: Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy
Product Design: Guto Indio da Costa, sócio e diretor da Indio da Costa Design
Branded Content & Entertainment: Patricia Weiss, diretora de estratégia da Wanted
Mobile: Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO