Engajamento 1
As interações em tempo real têm sido um dos principais atrativos das transmissões esportivas em plataformas de streaming. Apenas com a Champions League na temporada 2018/2019, por exemplo, mais de 24 milhões de pessoas na América Latina assistiram aos jogos transmitidos no Facebook Watch. No Brasil, as transmissões são feitas mediante acordo com o canal Esporte Interativo.
Para a atual temporada, com as oitavas de final, os números são igualmente superlativos, principalmente se considerarmos os dias e horários das transmissões. A partida entre Borussia Dortmund X PSG (foto), no último dia 18 de fevereiro, foi vista por quase quatro milhões de pessoas. A transmissão contou ainda com mais de 160 mil comentários e quase 10 mil compartilhamentos.
Engajamento 2
Para Léo Lenz Cesar, diretor de Parcerias de Esportes do Facebook para América Latina, desde que a plataforma lançou o recurso ao vivo, atletas, clubes, ligas e campeonatos têm ampliado suas transmissões. Não à toa, além da Champions, o Facebook Watch hoje transmite também a Copa Libertadores e Libertadores Sub20, pela página da Conmebol; a Copinha, mediante acordo com a Federação Paulista de Futebol; entre outras modalidades, como basquete, golfe e triathlon.
“O Brasil é um dos países com o maior número de fãs de futebol no Facebook no mundo, e estamos contentes em ver como as pessoas têm assistido, se conectado e engajado com as transmissões na plataforma. Afinal, o que torna especial a experiência de assistir a uma partida em um estádio ou até mesmo com amigos é, justamente, o seu aspecto social”.
Emoção 1
Em meio aos cancelamentos de grandes eventos devido à propagação do novo coronavírus e às ameaças de até mesmo o cancelamento dos Jogos Olímpicos, o comitê organizador divulgou nota na semana passada reinterando a permanência do torneio. As Olimpíadas serão realizadas de 24 de julho a 9 de agosto. Já os Jogos Paralímpicos ocorrem de 25 de agosto a 6 de setembro. São esperados em ambos eventos quase 16 mil atletas.
As dúvidas sobre um possível cancelamento ocorreram depois que Dick Pound, integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI) manisfestou sua preocupação em relação à disseminação da doença. Segundo informações do jornal The New York Times, no entanto, Yoshihide Suga, secretário-chefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, revelou na semana passada que os preparativos estão sendo feitos como esperado.
Emoção 2
O Comitê, aliás, acaba de revelar o tema que vai orientar a comunicação do evento nos próximos meses. O slogan United by Emotion (Unidos pela Emoção, em tradução livre) celebra a diversidade e o espírito de fair play que reúne tantas culturas e etnias durante os Jogos Olímpicos. Vale lembrar que são aguardados atletas de mais de 200 nacionalidades na capital japonesa.
A campanha protagonizada pela tenista japonesa Naomi Osaka será compartilhada nas plataformas digitais com desdobramentos em mídia exterior pelas ruas de Tóquio. Uma projeção mapeada também está disponível na icônica torre de Tokyo Skytree, uma das mais altas do mundo, até o dia 25 de março.
Espaço
O futebol feminino entrou no portfólio de patrocínios da Mastercard. A empresa de pagamentos está ampliando seu apoio ao futebol mundial com renovação de contrato para as edições de 2020 a 2024 da Conmebol Copa América. A negociação incluiu ainda pela primeira vez o apoio as edições de futebol feminino do torneio.
Com a negociação, a empresa segue como parceira oficial do segmento de pagamentos por aproximação tanto da competição masculina quanto da feminina. Além da Conmebol Copa América, a Mastercard patrocina a UEFA Champions League, Roland-Garros, The Australian Open, PGA TOUR, Major League Baseball, Rugby World Cup, The Open, League of Legends Esports e Conmebol Libertadores para futebol feminino e masculino.
Ao vivo
As transmissões da Copa do Nordeste no SBT serão mais integradas na edição 2020. A emissora anunciou na semana passada a estreia do Futlive, quadro especial do torneio com os principais acontecimentos do futebol. A atração será exibida ao vivo no Facebook do SBT Jornalismo e no SBT Online.
Com um tom descontraído e espaço para interação, o projeto abordará o “antes e depois” da rodada do fim de semana, com lances polêmicos e a tradicional “resenha” dos comentaristas. O programa será exibido em um horário que os torcedores estão acostumados a ver e ouvir sobre futebol. De segunda e sexta-feira, às 13h. O comediante Ed Gama e o jornalista Rogério Barolo (foto) vão comentar a atração.