De acordo com o estudo "The Voice of the Marketer 2024", 41% dos respondentes acreditam que os investimentos no setor devem aumentar
O mercado de marketing está otimista para o ano que se aproxima. Os bons olhos do setor foram apresentados pelo novo relatório da Warc, "The Voice of the Marketer 2024", que apontou que 61% dos profissionais de marketing esperam que os negócios sejam melhores em 2024 e 41% deles acreditam que os orçamentos de marketing aumentarão.
Apesar do otimismo, a pesquisa também mostrou que 64% dos mais de mil respondentes indicaram que a recessão econômica será um dos principais impactos nas estratégias de marketing em 2024 e 41% destacaram que a inflação e a crise do custo de vida serão o principal desafio para os próximos 12 meses.
“Uma conclusão significativa da nossa análise é que, embora os profissionais de marketing estejam preocupados com o impacto de uma recessão econômica, há também um sentimento de otimismo em relação ao clima de negócios e aos orçamentos de marketing para 2024", afirmou Isabel Cleaver, analista sênior da WARC.
Com o investimento global em marketing previsto para aumentar 8,2% em 2024 e ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão, o estudo apontou que a tendência do mercado continuará sendo o investimento em canais digitais e que os profissionais de marketing estão planejando aumentar os investimentos nas redes sociais, vídeo online e dispositivos móveis.
De acordo com a Warc, o TikTok e o YouTube são as plataformas que devem receber os maiores aumentos nos gastos com marketing em 2024 e, por outro lado, as controvérsias em torno do X (ex-Twitter) após a compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk impactaram a percepção de 21% dos profissionais que devem diminuir os investimentos na rede.
Além disso, o levantamento também confirmou que a confiança no metaverso também diminuiu significativamente e, embora 47% dos profissionais de marketing tenham dito que esperava aumentar o investimento no mundo digital em 2023, apenas 11% esperam fazê-lo no próximo ano.