As movimentações de mercado que marcaram 2018

O ano de 2018 foi intenso. Dezenas de mudanças de profissionais, de contas e de dinâmicas de agências. PROPMARK reúne abaixo um pouco dos fatos que marcaram o vai e vem do mercado ao longo dos últimos 12 meses, que praticamente começou e terminou com a DM9.

Logo na primeira semana houve a confirmação da saída de Nizan Guanaes como CEO da agência, posição que ocupava desde fevereiro de 2017. Em janeiro, ele anunciou que se dedicaria integralmente a consultoria N ideias. Ainda na primeira semana, Guime Davidson abria a pop-up de criação gimmick, pouco mais de dois meses após deixar a WMcCann.

Janeiro teve ainda notícias como Carlos Wizard assume comando de Pizza Hut e KFC no Brasil, Agricio Neto, VP de marketing da Sky, de mudança para a Claro TV, a nomeação de Marcus Sigurdsson como global CDO da McCann Health e o anúncio de PJ Pereira como chairman criativo na Pereira & O´Dell.

O mês foi marcado ainda pela notícia de que Juliana Azevedo seria a primeira mulher a comandar a P&G no Brasil. Na última semana, o mercado ficou sabendo que Nick Law era o novo presidente do Publicis Communicatons e que Gal Barradas deixaria a presidência da BETC/Havas . O anúncio de Sergio Amado como country manager do WPP no Brasil também foi destaque no período.

Fevereiro teve notícias quentes, a exemplo de Octavio de Lazari Junior como o novo CEO do Bradesco e a saída de Martin Montoya da presidência da WMcCann após seis anos. No mês seguinte, Montoya foi anunciado como CEO da Edelman no Brasil. Houve muitas partidas. A DM9DDB voltou ao centro da conversa com a saída de Marcelo Passos, José Borghi deixou a MullenLowe Brasil, Luca Lindner saiu da McCann Worldgroup após 13 anos na rede, e Dora Câmara deixa o Kantar Ibope Media após 30 anos. Algumas promoções impactaram o mercado: Giancarlo Civita assumiu a presidência do Grupo Abril e Marcia Esteves assumiu sozinha a presidência da Grey Brasil.

Marcia Esteves: presidente da Grey Brasil

Em abril, a Mondelez anunciou Martin Renaud como novo CMO, o publicitário Anselmo Ramos revelou o nome de sua nova agência, a Gut, e o Facebook contratou Debora Nitta para head of agency. A WPP começava a ganhar novos contornos com a renúncia de Martin Sorrell ao cargo de CEO. Ricardo John foi apresentado como novo presidente da J. Walter Thompson Brasil e Adriano Alarcom foi promovido a VP de criação da DM9. O mês foi longo e ainda teve tempo para a saída de Alcir Gomes Leite da estrutura executiva do Grupo ABC e Eduardo Becker assumindo nova área de soluções de negócios da Globo.

Em maio, Claudio Lima deixou a Ogilvy para ser CCO na Cheil Brasil e Tato Bono foi escolhida VP de produção da WMcCann. A “volta” de Martin Sorrell criando empresa de publicidade fechou o período. 

Julho iniciou com a contratação de Andrea Siqueira na BETC/Havas. Na mesma semana, Ricardo Papp deixou o comando da Y&R de São Caetano. A saída de José Papa Neto do cargo de CEO do Cannes Lions e o anúncio de Gabriel Araújo como CCO global da Ogilvy Social Lab encerraram o mês.

Andrea Siqueira chega à BETC/Havas em julho

Guime Davidson abriu agosto como VP de criação da Isobar Brasil. Alex Bogusky voltou para a Crispin Porter + Bogusky, Adriana Cacace reassumiu a diretoria geral da Flix Media e Paula Lindenberg foi escolhida para ser CEO da AB Inbev do Reino Unido em 2019. A saída de Ricardo Esturaro da Globo e a escolha de Maria Cristina Frias como diretora de redação da Folha após a morte se seu irmão, Otavio Frias Filho, também movimentaram o mercado.

Setembro foi um mês interessante e começou fervendo com Mark Read como CEO da WPP. Em outubro mais mudanças no Brasil: Paulo Coelho deixou a copresidência da DM9DDB, Ricardo John foi anunciado novo CEO da J. Walter Thompson no país, e após 15 anos, Roberto Gnypek saiu do marketing do McDonald’s.

Mark Read: CEO da WPP

O penúltimo mês do ano teve Sean Lyons substituindo Bob Greenberg na R/GA, a VMLY&R anunciando Debbi Vandeven como diretora global de criação e Martin Goldberg como CCO de Latam. Outras novidades foram Antonio Carlos Accioly criando o “Grupo Why Not?” e Rachel Maia como nova CEO da Lacoste Brasil. Ex-Pandora, profissional é uma das poucas CEOs negras do país. Antes de fechar o mês, ainda deu tempo da WPP confirmar a fusão entre Wunderman e J. Walter Thompson.

Rachel Maia: CEO da Lacoste Brasil

Os derradeiros últimos 31 dias de 2018 estão sendo movimentos. A F/Nazca Saatchi & Saatch anunciou novo board executivo com a saída gradual de Ivan Marques e a WMcCann noticiou a volta de Kevin Zung ao Brasil para ser COO. Vitor Barros assumiu a Propeg e a AlmapBBDO fez mudanças na liderança com Filipe Bartholomeu como novo CEO, Cintia Gonçalves passando a ser CSO, e Luiz Sanches como chairman. Por último (até o fechamento desta, em 21 de dezembro), a notícia mais impactante do mês e talvez do ano foi o fim da DM9, que provocou uma série de reações em profissionais do mercado.