A América Latina foi a região onde mais cresceu o investimento em publicidade no primeiro trimestre de 2013, aponta o estudo Global AdView Pulse, conduzido pela Nielsen. Nos três primeiros meses do ano, os países latino-americanos destinaram 11,9% mais verba ao mercado que no mesmo período de 2012.
Segundo a Nielsen, foi registrado crescimento em todos os países da região. A taxa, porém, poderia ser maior, uma vez que países com a Argentina, que responde por boa parte do dinheiro destinado à publicidade no continente, enfrentam problemas com a inflação e o alto nível de desemprego.
Ainda assim, a taxa de crescimento latino-americana é duas vezes maior que a da região Ásia e Pacífico, que teve o segundo maior aumento – 5,8%. Na área que compreende o Oriente Médio e a África, o crescimento foi de 2,9% em relação a 2012.
No resto do mundo, porém, os investimentos não cresceram. Na América do Norte, houve estagnação, enquanto a Europa registrou queda de 4,4%. Com isso, o investimento mundial em publicidade desacelerou, passando de um crescimento de 3,2% no último trimestre de 2012 para 1,9% nos três primeiros meses deste ano.
De acordo com a Nielsen, a Europa viu os investimentos caírem devido ao peso dos problemas econômicos pelos quais o continente passa. O instituto prevê ainda que esse cenário não deve mudar no curto prazo.