Viajar de ônibus pelo Brasil pode ser uma ótima alternativa, mas pegar transporte irregular na hora de fazer essa viagem pode trazer sérios riscos à segurança do consumidor. O resultado disso é percebido nas estatísticas: nas estradas, a maioria dos acidentes envolve veículos piratas, já que esse tipo de transporte não segue as regras de segurança.
Pensando nisso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o Ministério das Cidades e o Ministério dos Transportes lançam uma campanha, criada pela Propeg, para conscientizar os consumidores antes de comprar a passagem. Com o conceito “Quem viaja de transporte pirata pode ficar pelo meio do caminho. Não embarque nessa”, a estratégia, composta por anúncios, filmes e materiais para internet, alerta sobre os riscos que o passageiro corre ao contratar transportes clandestinos, que, muitas vezes, não levam os passageiros ao destino final, pois são barrados na fiscalização.
Ficha técnica:
Direção de criação: Ana Luisa Almeida e Maurício Passarinho
Criação: Maurício Passarinho, Cezar Martini e Gustavo Simões
Coordenação de criação digital: Seiki Fabrício
Direção de arte digital: Vinícius Santos
Atendimento: Renata Sanchez, Adriana Mercadante, Jorge Bueno, Manoela Nodari e Lucas Mendonça
Planejamento: Melina Romariz, Mylene Alves e Rafael Freaza
Mídia: Neide Santos, Cecília Crespo, Raila Moura e Carlos Alencastro
Produção gráfica: Magali Iwata
Finalização: Jean Carlos
Revisão: Denise Goulart
RTV: Lívia Utsch
Produtora do filme: Brokolis do Brasil
Direção de cena: Conrado Almada
Produtora de som: Ritmika
Fotografia: Lumini Fotografia
Aprovação pelo cliente: Marcier Trombiere, Juliana Cajado e Cissa Pires