Há 10 anos a BBC Worldwide, principal braço comercial e subsidiária integral da British Broadcasting Corporation, realiza no Rio de Janeiro o seu “Showcase” latino-americano – a apresentação anual de novidades em sua programação –, mas o último, realizado semana passada, teve um gosto especial. Há quatro meses a BBC deu o pontapé inicial em um plano de investimentos agressivos de expansão para novos mercados e a América Latina é um dos mais estratégicos.
A empresa colocou Fred Medina, que trabalhou em empresas como HBO e Viacom, na posição de vice-presidente executivo e diretor para a região com um “hub” baseado agora em Miami – e não mais Nova York –, liderando uma equipe de 40 pessoas. Sua missão é – neste delicado universo em que os players são ao mesmo tempo clientes e competidores – ver sua marca crescer, em um projeto de branding sem precedentes. “Este é apenas o começo. Queremos ser muito visíveis nessa região do mundo”, disse Paul Dempsey, presidente para mercados globais nomeado em abril passado e que esteve pela primeira vez no Brasil durante o “Showcase”.
Medina define o processo atual de reengenharia da empresa como um verdadeiro “reboot” comercial para a BBC ao redor do mundo. “Somos uma empresa global com negócios em mais de 200 mercados, mas fizemos investimentos relativamente pequenos na América Latina até hoje. Focamos prioritariamente na venda de conteúdos nos principais eventos do mundo com a MipCom (em Cannes) e temos sido eficientes em fornecer conteúdo para os diferentes mercados, mas temos sido parceiros de distribuição, basicamente, na região”, explica.
No processo de reengenharia, departamentos que ficavam baseados em Londres ou em Nova York, por exemplo, foram realocados nas diferentes regiões. O escritório de Miami cuida dos negócios na região como um todo: venda de programação, canais, formatos digitais, licenciamento, produtos. “Nos transformamos numa empresa multimídia, integrada verticalmente. Isso tudo aconteceu há apenas quatro meses. Não estávamos focados o suficiente na América Latina, que é um mercado complicado, mais robusto, e o fato é que nossos competidores andaram indo muito bem. E estamos aqui há 81 anos!”, comenta Medina.
O lado bom é a sensação de estar numa “start-up” sem o desafio de ter que construir uma marca, porque ela já é forte. “O desafio é dizer que tenho TV, produtos de consumo, uma gama de possibilidades de engajamento com consumidores. Trazer a audiência para nosso site, construir essa audiência. Como um player multimídia, e entrante tardio, queremos ser mais eficientes na introdução da nossa plataforma de negócios na região”, diz Medina.
O executivo afirma ainda que a empresa se prepara fortemente para produzir programação local. Hoje, a BBC HD está na Net, mas ainda modestamente. “Por enquanto investimos o que podemos, mas nossa ambição é ampliar a distribuição e encontrar mais parceiros de produção para acompanhar nossas ambições. Produzir localmente, dentro dos nossos padrões de qualidade, é muito caro, ainda”, comenta Medina.
Programação
A BBC é a maior distribuidora de programação de TV fora dos Estados Unidos e produz cerca de 50 mil horas de conteúdo em todos os gêneros e plataformas. É o quinto maior produtor de conteúdo do mundo. O “Showcase” deste ano incluiu a participação de alguns convidados como Jonathan Goodwin, uma espécie de “super-herói dos dias atuais”, ilusionista e dublê que se define como “escapista”, e que tem seu programa de sucesso na BBC Dangerman: “The Incredible Mr. Goodwin”.
Também esteve no Rio a premiada produtora de documentários Lucinda Axelsson, do Núcleo de História da Natureza da BBC, além de Alvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube no Brasil. Os fãs brasileiros de “Doctor Who” também acompanharam uma sessão especial para comemorar o aniversário de 50 anos da série de “Sci-fi” mais duradora da história.
No line-up da BBC, desde o suspense cômico “The wrong man” até o drama britânico “Da Vinci’s Demons”, passando pela série dramática que agita a BBC América, “Orphan Black”, e pelas aventuras de “Dangerman: The Incredible Mr. Goodwin”, pelas charmosas séries de animação “Sarah and Duck”, pelos vanguardistas e programas de história da natureza como “Bill Bailey’s Jungle Adventure” e “Great Bear Stakeout”. Em ciência, o destaque é “Rise of the Continent and Generation Earth”.