O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta sexta-feira (8) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias: Campanhas e Ações Integradas, Eficácia, Esportes, Filme, El Tercer Ojo, Melhor Ideia Latina para o Mundo, Rádio e Via Pública. Juntas, elas somavam 316 finalistas, sendo 80 do Brasil. Os vencedores dessa etapa tiveram 9 Ouro, 30 Prata e 24 Bronze. Com os premiados, o país encerra o festival com 250 metais: 4 Gran Ojo, 39 Ouro, 99 Prata e 108 Bronze.
Com base na pontuação dos cases vencedores e finalistas, no Desempenho Iberoamerica, a Africa e Sergio Gordilho, copresidente e CCO, foram consagrados como Agência do Ano e Criativo do Ano. A AlmapBBDO e Luiz Sanches, sócio e CCO, ficaram em terceiro lugar no ranking.
No Desempenho Local, a Africa ganhou como Agência; Gordilho conquistou o posto de Melhor Criativo; a Ambev se destacou em Anunciante. Já a Sintk Films ganhou como Produtora e Vellas, da Saigon Films, como Melhor Diretor.
No primeiro dia, o país ganhou 90 troféus (1 Grand Ojo, 13 Ouro, 37 Prata e 39 Bronze), além de revelar a Melhor Ideia Local. No segundo foram 97 metais (3 Gran Ojo, 17 Ouro, 32 Prata e 45 Bronze).
Os quatro GPs brasileiros foram nas categorias Áudio e Som, Sustentável, Inovação e Digital & Social.
Participação expressiva
As agências brasileiras contempladas em 2019 foram Africa, AKQA, AlmapBBDO, Artplan, BETC/Havas, Capim.Ag, Cheil, David, Delantero Comunicação, DPZ&T, F.biz, Grey, GTB Brasil, Havas Health & You, Iris São Paulo, Lew’Lara/TBWA, McCann Health São Paulo, NBS, Ogilvy, Propeg, Publicis, R/GA, SoWhat, SunsetDDB, Tech and Soul, TracyLocke Brasil, Tribal Worldwide, Wieden+Kennedy, WMcCann, Wunderman, Y&R e Z+ (atual Havas+).
Já as produtoras incluem: Alma11:11Audio, Bandeira 8, Cave, Cine Cinematográfica, Fauna, H.A.M/nyc, Landia, Loud, Madre Mia, Nomads, Paranoid, Play It Again Som&Imagem, Primo, Pródigo Filmes, Quiet City Music+Sound, Saigon, Stink, Tesis e Zombie Studio.
Confira todos os 90 ganhadores brasileiros no primeiro dia do festival, em cada uma das sete categorias: Produção Gráfica, Produção Audiovisual, Produção de Áudio e Som, PR, Gráfica, Direto, Experiência de Marca & Ativação, e o vencedor de Melhor Ideia Local.
Confira todos os 97 ganhadores brasileiros no segundo dia do festival, em cada uma das oito categorias: Conteúdo, Creative Data, Design, Digital & Social, Inovação, Media, Produção Digital e Sustentável. Veja também o El Ojo Desempenho Local.
Confira os 63 ganhadores brasileiros no último do festival, em cada uma das oito categorias: Campanhas e Ações Integradas, Eficácia, Esportes, Filme, El Tercer Ojo, Melhor Ideia Latina para o Mundo, Rádio e Via Pública.
Em 2018, o primeiro dia do festival terminou com 60 prêmios para o país, porém em seis categorias. Já o segundo dia revelou vencedores de oito competições e teve 80 troféus. E o terceiro dia, com vencedores de nove categorias, teve 50 metais. No total, a edição do ano passado concedeu 190 troféus ao país, sendo 7 Gran Ojos.