D'Andrea: Brasil sempre tem ótimo desempenho na classificação geralCom 11 profissionais brasileiros confirmados para os júris da edição 2014 do Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade), que acontece entre 28 e 30 de abril em Miami, o país mais uma vez terá boa representatividade no festival – em 2013, a AlmapBBDO foi Agência do Ano do evento pela sétima vez. As expectativas para este ano também são altas.

“O Brasil sempre tem ótimo desempenho na classificação geral, basta ver o histórico do país nos últimos anos do Fiap. Quando não somos a Agência do Ano, somos o país mais premiado – isso quando não obtemos os dois”, pontua Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que nesta edição do Fiap presidirá o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Ibero-América.

Para Fabio Seidl, vice-presidente de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, que participará pela primeira vez do festival como jurado, em Gráfica, o país deve ter destaque na área. “Não vai me surpreender se o Brasil for muito bem nessa categoria onde sempre brilhou. Surpresa seria o Brasil não ir muito bem”, ressalta ele. “Estados Unidos e Espanha são os países com escola muito forte em mídia impressa e a Colômbia vem surpreendendo ao longo dos anos, é um mercado grande, importante e que se desenvolveu muito”, acrescenta.

Ao mesmo tempo, Seidl acredita que os trabalhos em mídia impressa devem surpreender menos. “Acho que essa é hoje uma das áreas mais difíceis de surpreender. É analógica, 2D e muita coisa já foi feita. Uma ideia tem que ser realmente boa para ganhar em mídia impressa”. A expectativa também está em torno de ideias que explorem o senso de humor e a emoção. “São duas coisas que o público latino tem de mais forte”, conta Seidl. “As expectativas sempre são de ser surpreendido por boas ideias vindas dos mais diferentes lugares”, reforça D’Andrea.

Já no caso dos trabalhos brasileiros em Filmes, D’Andrea não tem muita certeza quanto ao desempenho do país. “Acompanho de perto o que vem sendo feito pelas grandes agências, sei o quanto o veículo TV sofre com a pressão e a responsabilidade causada pelos grandes investimentos. E sei também que o nosso tipo de humor nem sempre é muito bem compreendido pelos demais jurados de outros países. Porém, as grandes ideias sempre se sobressaem, independentemente das diferenças culturais de cada país. Basta ver o bom resultado do Brasil no último Cannes Lions com filmes”, destaca o presidente da Dentsu. Vale lembrar que no Cannes Lions 2013 o Brasil ganhou cinco Leões em Film, sendo um de ouro, dois de prata e dois de bronze; e mais cinco Leões em Film Craft.

D’Andrea observa que, no Fiap, países como Argentina, Peru, Colômbia e o próprio mercado latino dentro dos Estados Unidos devem surpreender mais na área de Filmes. “Destaco sempre a facilidade e o talento argentino em contar boas histórias que fazem parte do cotidiano da vida das pessoas, histórias facilmente reconhecíveis e, por isso mesmo, muito ricas. Também Peru e Colômbia sempre trazem coisas interessantes. E o próprio mercado latino dentro dos Estados Unidos vem apresentando boas novidades, em função de novos profissionais que chegaram ao mercado local”, avalia ele.

Seidl: surpresa seria o Brasil não ir muito bemSobre a ideia de que o Fiap funciona como uma espécie de “esquenta” para o Cannes Lions – que este ano acontece entre 15 e 21 de junho, na Riviera Francesa –, por causa da proximidade das datas dos dois festivais, Seidl diz que algumas apostas para o ano são, sim, apresentadas no Fiap. “Muitas agências acreditam que o ciclo de algumas peças ‘começa’ em Cannes e guardam munição a não ser que já acreditem muito numa ideia. Mas o que acaba indo para o Fiap são muitas peças que já fizeram carreira e as grandes apostas para este ano. Vai ser uma briga boa”.

Além de Mario D’Andrea e Fabio Seidl, atuarão como jurados no Fiap Flávio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, em Gráfica; Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, em Rádio e Promo; Alexandre Peralta, da Peralta Comunicação, em Inovação em Meios; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, em Internet; Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Edu Tibiriçá, sócio da BossaNovaFilms, em Técnicas de Produção Audiovisual; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Brasil, em Relações Públicas e Imprensa; e Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios. Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, atuará como presidente do júri de Criatividade Efetiva.

Redes sociais

Em sua 45ª edição, o Fiap apresenta entre as novidades a área “Criatividade Independente em Redes Sociais”, que premiará as melhores ações independentes em redes sociais. Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a AHAA (Associação de Agências Hispânicas de Publicidade), dos Estados Unidos, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da península ibérica que concorrem com suas peças. O tema central dos seminários este ano é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Um dos palestrantes é o brasileiro Rui Porto, consultor de mídia da Alpargatas para Havaianas.