Consumo de TV online no Brasil tem poucos adeptos

 

O brasileiro consome pouca mídia digital, se comparada aos meios tradicionais de revistas, jornais, rádio e TV, mostra um levantamento feito pelo Ibope Media. Apesar disso, o consumo online desses meios é maior quando acontece junto a formas não digitais. O estudo avaliou quatro segmentos – TV, rádio, jornais e revistas – em três modalidades – exclusivamente tradicional, exclusivamente digital (online) e quando há consumo digital e tradicional.

Em todas as categorias, os consumo tradicional teve amplo domínio. Sobre TV, por exemplo, 92% dos entrevistados disse consumir do modo tradicional, enquanto 6% afirmaram consumir de ambas as formas. O consumo exclusivamente online de TV, porém, não somou 1%. Quanto ao rádio, os números são parecidos, com 67% dos entrevistados dizendo consumir o meio somente pelas vias tradicionais. Os que consomem de ambas as formas são 6% e os que consomem somente via online são apenas 1%.

Os números são parecidos nos demais países da América Latina considerados no estudo (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela). O local que mais se destaca no consumo online desses meios é a Colômbia, que apresenta um avanço no que diz respeito ao uso tanto digital quanto tradicional.

Simultaneidade

O estudo constatou também que 55% da população utiliza dois meios ao mesmo tempo. Entre essa parcela, TV e internet foi o conjunto mais citado, com 30% das menções, seguido por TV e jornal, com 22%, e rádio e internet, com 18%. O uso simultâneo de meios, principalmente quando a internet é envolvida, é motivado pelo crescimento do consumo de dispositivos móveis. De acordo com o Ibope, 57% da população usa esse tipo de plataforma, que compreende tablets, smartphones e celulares com acesso à internet.