Quem não gosta de um mimo? A diplomacia é uma referência recorrente. Nas visitas de chefes de estado a um país, há a tradicional troca de brindes. No universo mercadológico, presentear os clientes ou estabelecer gratidão à cadeia de stakeholders com agendas, canetas, bonés, chaveiros, moleskines e outros itens pode estreitar relacionamentos. Já imaginou o McLanche Feliz sem os brinquedinhos que a criançada tanto venera? Esse é um dos expedientes desse mercado, que movimenta R$ 6 bilhões por ano, como detalha a executiva Thais De Vitto, diretora de novos negócios da Forma Promocional, empresa que organiza a feira Brazil Promotion – Live Marketing and Retail, que começa nesta terça-feira (2) e se estende até a quinta-feira (4), em São Paulo.
Estarão em exposição cerca de 25 mil itens, comercializados por 220 expositores que abastecem o mercado corporativo, entre as quais estão Faber-Castell, Bic, Swarovski, Nadir Figueiredo, Samsonite, Fom, Copag e Pepsico. Thais enfatiza que a personalização dos brindes é vista como diferencial. A Netshoes, por exemplo, que tem exclusividade para camisas de clubes de futebol, que exigem fonte correta na impressão, quer ampliar a oferta para além do e-commerce. A principal tendência são as taças para proseco e copos com tonalidades neon, mas com a proposta de ter o nome do destinário grafado. A diretora da Forma Promocional afirma ainda que o segmento não contabiliza retração de negócios.
“A previsão para este ano é de elevação de 6%. Nós fazemos parte do mercado de live-marketing que, segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional), movimenta anualmente R$ 46 bilhões. Se muitas empresas não investiram em publicidade, elas incrementaram as promoções com brindes. Quando um cliente abre conta em bancos prime, não é incomum ter um kit promocional para celebrar a abertura da sua conta. O mercado de pets é um dos mais ativos no momento, com acessórios como babadores e roupinhas”, destaca Thais.
Mas não basta presentear. É preciso adequação. “O que pode ser ruim para um, pode ser maravilhoso para outro. Por isso é muito interessante que o brinde corporativo tenha relação com o target em questão. O brinde é um recurso de aproximação com consumidores e, consequentemente, de incremento de vendas. A feira é uma oportunidade para as empresas observarem as tendências e os preços sugeridos. Não é por outro motivo que a maior parte dos 12 mil visitantes é composta de profissionais de marketing das principais empresas e agências”, argumenta a executiva.
Apesar de a tecnologia agregar novas formas de marcar compromissos, a velha e boa agenda continua em alta. Thais explica que a maior fabricante, a Pombo, buscou fórmulas para manter a atratividade para o produto. “A principal delas é a importação de modelos da Itália, que buscam diferenciais em design mais arrojado e detalhes internos que facilitam os usuários”, finaliza.