Há três meses, a British Airways começou a operar voos diários no Brasil. Além disso, a companhia ampliou a oferta de rotas que têm o país como ponto de origem, criando voos para a Ásia. Com o bom momento da economia e a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a empresa aérea volta seus olhos para o país, que vê como um mercado de grande potencial de crescimento.
A operação está ampliando sua atuação no país para conhecer melhor o consumidor brasileiro, que está viajando mais – os gastos do brasileiro no exterior chegaram a US$ 23 bilhões em abril de 2013, 10 vezes mais do que o valor registrado há uma década. A ideia é entrar em contato com esse público para engajá-lo e conhecer suas demandas, afirma John McDonald, vice-presidente de marketing da British Airways para as Américas.
“Um dos nossos maiores focos tem sido usar o big data e a tecnologia para melhorar nossos serviços para os clientes. Acreditamos que isso nos ajudará a olhar para os nossos consumidores individualmente, e não como números, a criar produtos, serviços e experiências sob medida segundo suas preferências e solicitações”, diz o executivo.
McDonald esteve no Brasil no início do mês para alinhar a estratégia da empresa com o país, o maior mercado da British Airways na América Latina. Uma das frentes de atuação é a promoção do Reino Unido como destino turístico, trabalho feito junto ao Visit Britain, órgão de incentivo ao turismo do governo britânico. Para isso, o Facebook se tornou um aliado da companhia aérea, que passou a fornecer conteúdo localizado e em português em sua fanpage. “Estamos começando a entender o que os consumidores brasileiros querem e precisam. É uma tentativa de nos engajar com o consumidor com conteúdo localizado e relevante para construirmos nossa relação com esse mercado”, indica McDonald.
Ainda de acordo com o executivo, as redes sociais são um canal importante para dialogar com o público brasileiro, uma vez que ele é bastante ativo nessas plataformas. Além disso, é possível atingir os jovens, a faixa etária que compõe a maior parte do mercado consumidor nacional e uma das que mais se interessa por viagens internacionais. “O Brasil é muito importante por conta do mercado jovem. Como uma marca, queremos atingir os millenials e entender o que eles querem. Somos uma marca que é tradicionalmente conhecida por não ter muito contato com esse público e o país dá a oportunidade de testarmos inovações nas plataformas em que ele está, como o Facebook, e nas ferramentas que ele usa, como os smartphones”, afirma.
Parcerias e promoções
Outra iniciativa da British Airways para ampliar sua atuação no mercado brasileiro é o estabelecimento de parcerias e cobranding com outras marcas, algo que ocorre desde fevereiro. A companhia aérea promoveu ações com a MasterCard, a rede Livraria da Vila e a montadora Mini, também britânica. As datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, também passaram a ser aproveitadas pela empresa para a realização de promoções.
O patrocínio a eventos esportivos também é outra frente de atuação. A marca esteve presente como patrocinadora das corridas Night Run no Rio de Janeiro e em São Paulo, e das edições cariocas do Restaurant Week e do Circuito das Estações.