Com foco em pertencimento, montadora chinesa integra cultura local à estratégia de comunicação conduzida pelo hub The Dream Machine

Com o mote ‘BYD é do Brasil’, a montadora apresentou no último dia 1º os protótipos dos veículos montados em sua nova unidade fabril em Camaçari, na Bahia. Ainda sem previsão para lançar as operações comerciais, o projeto marca um novo capítulo para a atuação da marca chinesa no país.

Presente no Brasil há mais de uma década, a BYD consolida agora sua expansão com a maior fábrica da companhia fora da Ásia, localizada no município da região metropolitana de Salvador, na planta que anteriormente abrigava a Ford.

Essa nova fase também marca um avanço na estratégia de comunicação da marca em território nacional. A operação é conduzida pelo hub proprietário The Dream Machine, que tem o apoio das agências We (marketing) e FSB (PR).

“Nossa comunicação vai além das fronteiras geográficas. Trabalhamos para posicionar a BYD como protagonista de uma nova era da mobilidade no Brasil, ao dialogar com públicos diversos e respeitar as particularidades culturais e econômicas de cada região”, define Pablo Toledo, diretor de comunicação e branding da BYD no Brasil.

Pablo Toledo, diretor de comunicação e branding da BYD no Brasil (Divulgação)

O plano de comunicação tem como foco principal construir familiaridade e ampliar o reconhecimento da marca entre os brasileiros.

Segundo Toledo, desde o início a empresa adotou uma abordagem democrática, apostando em canais de grande alcance e afinidade com o público. A presença em novelas, no programa do Luciano Huck e no futebol, “onde a paixão nacional pulsa forte”, reforça esse movimento. A marca também firmou parcerias com personalidades como Alex Atala e Gusttavo Lima, e anunciou recentemente Marina Ruy Barbosa como embaixadora da linha BYD Song 2026.

O slogan ‘BYD é do Brasil’ foi criado como pilar estratégico de longo prazo. Toledo define a iniciativa como uma narrativa que busca não apenas presença no mercado, mas a construção de um sentimento de pertencimento.

“Os próximos capítulos da campanha vão aprofundar essa conexão, valorizando a cultura local, a diversidade regional, a força do trabalho nacional — e o papel que o Brasil pode e deve assumir na transição energética global.”

Para isso, a comunicação acompanhará os principais movimentos da marca no país: desde o avanço da operação em Camaçari até a expansão da rede de concessionárias, os novos lançamentos e a consolidação da BYD como uma marca de inovação acessível, limpa e com identidade brasileira.