O Digital Premium, rede de adnetwork formada pelos mais importantes jornais do país, que integram a ANJ (Associação Nacional de Jornais), para facilitar o relacionamento das agências e anunciantes com os veículos, começou a operar efetivamente semana passada. O primeiro anúncio, criado pela DM9DDB, foi da BRF, veiculado por meio da rede na última quinta-feira (16).

Com o novo formato é possível veicular anúncios digitais, simultaneamente, em 65 jornais espalhados pelo Brasil. Segundo Leonardo Lazzarotto, diretor-presidente da Tailor Media, que está à frente do projeto como representante comercial, as principais vantagens são o grande impacto, velocidade e efetividade, além da audiência, facilidade de operação e negociação com apenas um contato. Segundo ele, o Digital Premium possibilita a cobertura de cerca de 70% do PIB, atingindo um público formador de opinião e de alto poder de consumo. “É digital porque acontece nos sites dos jornais e premium porque é um produto comercial altamente qualificado”, argumenta.

Além dos 65 jornais, outros veículos estão sendo homologados para participar da rede, que deve chegar até o final do ano com 80 jornais. “Qualquer jornal do Brasil que tenha critérios mínimos técnicos para receber a publicidade online poderá fazer parte da rede”, explica Lazzarotto. “Tem uma força muito grande nas suas praças, pois a população regional considera cada jornal o grande veículo de informação confiável e o conjunto toma corpo e permite que a audiência se espalhe pelo Brasil”, complementa.

Nizan Guanaes, do Grupo ABC, diz que é este o caminho que importantes jornais como NY Times e Financial Times estão tomando. “É o futuro do jornal no mundo. Hoje, se a gente analisar, nunca se leu tanta notícia. Antes a gente lia jornal uma vez por dia. Hoje lemos o jornal o dia inteiro via mobile. Então, o jornal tem uma qualificação absurda”, afirma.

Na opinião do presidente do Grupo ABC, a força dos 65 jornais da rede tem como principal vantagem o ganho de escala, com qualidade e quantidade. “Eu acho que é uma sacada demolidora”, avalia. “Para o anunciante net que quer falar com o Brasil é perfeito, pois terá uma audiência nacional através de jornais regionais”, explica Lazzarotto. “A ideia é trabalhar em conjunto, ou seja, net. A agência manda somente um pedido de autorização e sai mais barato do que comprar isolado”, acrescenta.

O incremento de receita para os jornais, vindo a partir da comercialização dos espaços digitais, vai contribuir para fortalecer mais o meio. Jornal é sinônimo de informação de qualidade. Com a rede, a indústria busca o fortalecimento também como mídia de resultado. “Vamos incluir mais jornais para aumentar a força da rede”, conclui Lazzarotto.