Cannes Lions anunciou nesta segunda-feira (28) os temas que irão guiar o festival em 2020, bem como o novo Leão intitulado Creative Business Transformation Lions, além de mudanças focadas na categoria de PR. O festival ocorrerá entre 22 e 26 de junho do ano que vem.

A mudança mais significativa para 2020 é a nova categoria Creative Business Transformation Lions, que foi lançada em resposta à disrupção digital que afeta a maneira como as marcas e os negócios operam. À medida que as empresas investem em novas maneiras de trabalhar para proteger seus negócios no futuro, este Leão “celebra a criatividade que impulsiona as empresas e o pensamento criativo que muda a forma como as empresas se organizam, como as pessoas trabalham internamente e como os clientes se envolvem”, conforme diz a organização em comunicado.

O trabalho vencedor deverá mostrar como as mudanças criativas foram alcançadas nas principais funções da empresa, proporcionando impacto nos negócios e criando melhores resultados para os clientes. Este prêmio abrange a variedade de novas abordagens criativas usadas para criar valor e gerar vantagem competitiva, juntamente com as comunicações tradicionais da marca. Isso inclui a criação de novos produtos e serviços, o uso de tecnologia e design de negócios e a reinvenção de operações e experiências do cliente.

Outra mudança para 2020 atinge a categoria de Relações Públicas. Os organizadores do Cannes Lions pretendem garantir que o prêmio represente com precisão o setor.

O Festival, que agora aceita sugestões de palestras online, assim como o SXSW, também divulgou a agenda de conteúdo para 2020.

Simon Cook, diretor do festival, afirma que os temas do Cannes Lions para 2020 definirão a agenda global do setor. “Esperamos ansiosamente ver um conjunto imensamente diversificado de palestrantes especialistas de todas as áreas criativas e culturais”, afirma.

A organização do festival anunciou oito temas principais que irão guiar todo o conteúdo do evento. Veja, assim como a descrição de cada um deles, conforme relatado pelo próprio Cannes Lions:

Criatividade é o mecanismo de crescimento dos negócios: explora o papel dos profissionais de marketing para definir como a criatividade pode apoiar atividades de curto prazo e o valor da marca a longo prazo, para ter um melhor nível de influência nas salas de reuniões.

Disrupção criativa no varejo: marcas e varejistas introduzirão formas pioneiras de comércio (sem dinheiro, omnichannel, imersivo) para promover melhores experiências de compra.

Pós-Propósito: responsabilidade e ativismo de marcas: as maiores marcas e agências do mundo discutirão como estão lidando com questões globais críticas, das mudanças climáticas à desigualdade.

Sua marca é minha experiência: marca e experiência agora estão interligadas. As marcas discutirão como experimentam a experiência do cliente e melhoram toda a jornada do cliente por meio de interações.

Olhando para 2030: em uma época em que aprendemos constantemente, experimentamos e criamos o futuro, exploramos as novas habilidades necessárias e como adquirir e reter os melhores talentos criativos e tecnológicos do mundo.

Criatividade aplicada: quando dados, tecnologia e ideias colidem – os especialistas compartilharão exemplos de como aplicar dados e tecnologia para atrair o público, e as marcas demonstrarão como elas aproveitam a tecnologia para criar conexões emocionais duradouras.

Storytelling em escala: os palestrantes irão explorar novas dimensões criativas na narrativa, em uma variedade de plataformas e formatos, para chamar a atenção e se engajar nas questões que importam, colocando a relevância cultural em primeiro plano.

Vamos voltar para a marca: investiga como a criatividade pode ajudar a reduzir a obsessão atual com cliques e impressões e se concentrar na construção da marca e na saúde da marca a longo prazo.

Interessados em enviar conteúdo para palestra nos palcos do Cannes Lions já podem acessar este link até o dia 10 de janeiro.