O Cannes Lions abre, na edição de 2014, um espaço especialmente dedicado às mulheres na criatividade. A iniciativa “See it be it” reunirá 12 criativas de todo o mundo para incentivar a categoria a seguir sua evolução na publicidade. O programa inspiracional levará as escolhidas – já nomeadas pelos líderes das principais agências globais para encontros com palestrantes, líderes da indústria e professores da Berlin School of Creative Leadership, além da participação da entidade SheSays, entre os dias 15 e 17 de junho.

Após estas ações, as criativas que participarem do programa serão incentivadas a passar o que aprenderam para outras mulheres, além de produzirem um pequeno documentário a respeito de como uma indústria com igualdade de gêneros é benéfica para todo o mercado. “Estamos orgulhosos em fazer parte deste importante momento da indústria e providenciar essa experiência poderosa para as mulheres. Esperamos impulsionar esta causa de forma inspiradora”, afirmou Gail Heimann, presidente da Weber Shandwick, que produzirá o filme.

Mais de 80% das decisões de compra são tomadas pelas mulheres, o que demanda um número maior de líderes do sexo feminino nas corporações e agências. De acordo com um levantamento, cerca de 3% das diretoras de criação de todo o mundo são mulheres. A senioridade dessas criativas também preocupa. Dentro do próprio festival, só 4% dos delegados acima de 28 anos são do sexo feminino.

As escolhidas são: Nivedita Agashe, redatora da Taproot Mumbai; Juliana Ardila, diretora de arte da Leo Burnett Dubai; Biba Cabuquit, diretora de criação e associada da DM9JaymeSyfu Manila; Celeste Dalairac, diretora de criação da Del Campo Saatchi Buenos Aires; Stefanie DiGianvincenzo, diretora de criação e associada da Wunderman London; Jenna Livingston, diretora de criação da R/GA NY; Erica Pressly, redatora do Barbarian Group New York; Cheyney Robinson,  diretora de criação da SapientNitro London; Jem Robinson, diretora de design da AllofUs London; Ulrike Schumann, diretora de criação da Serviceplan Zürich; Angie Sun, executiva de criação da CAA Marketing Los Angeles; e Melo Xu, diretora de criação na JWT Shanghai.