País inscreveu 49 peças na categoria, teve quatro shortlists, mas não ganhou nenhum Leão

O Brasil entrou na disputa de Sustainable Development Goals Lions com quatro possibilidades de troféus. Mas não ganhou nenhum. A premiação anunciada na manhã desta sexta-feira (24) concedeu o Grand Prix para The missing chapter, parte da campanha Keep girls in school initiative, idealizada pela Leo Burnett de Mumbai, na Índia, para a marca de absorventes Whisper, que no Brasil é comercializada sob o nome Always.

O filme mostra um grupo de meninas passando um papel vermelho de uma para outra, até que uma delas é surpreendida e obrigada a ler o conteúdo, que fala sobre a menstruação, “sinal de que estamos nos tornando fortes e saudáveis”, diz a garota.

A marca leva educação menstrual para as meninas indianas há mais de 20 anos a fim de quebrar os tabus que ainda insistem em cercar o assunto. O tema ganha visibilidade também no Brasil com iniciativas acerca da pobreza menstrual. Cerca de 5,5 milhões de meninas já foram impactadas pela ação. Na compra de um pacote do produto, uma menina é mantida na escola.

A marca Always também esteve entre os finalistas brasileiros com a peça Girl helps girl, da P&G e Integer\OutPromo. Os demais cases listados na shortlist da categoria foram Cereal Social Bar, da Nestlé; Sink this island, da AlmapBBDO para Un Global Compact; e I am working, da VMLY&R para Starbucks.

Os quatro finalistas brasileiros concorreram com 59 trabalhos de todo o mundo. No total, o país inscreveu 49 peças de um total de 618 globalmente.

O Brasil lidera a quantidade de peças inscritas na América Latina com 1.930 trabalhos, alta de 31% em relação a 2021 (e 2020), quando inscreveu 1.472 trabalhos julgados à distância.

O Cannes Lions 2022 recebeu 25.464 inscrições de 87 países, queda de aproximadamente 12% ante a última edição, que totalizou 29.074 trabalhos vindos de 90 nacionalidades. As categorias com mais campanhas brasileiras inscritas neste ano são Direct (184), Social & Influencer (180) e Outdoor (154).