O grupo varejista francês anunciou na terça-feira (21), que manterá o controle de sua unidade brasileira, crucial para o desempenho do grupo, apesar de optar por desfazer-se de algumas marcas e operações, como a da Rede Dia, cujas ações serão colocadas à venda na bolsa de valores de Madri.

A decisão foi tomada durante a reunião anual de acionistas pelo presidente-executivo do grupo, Lars Olofsson, em Paris. De acordo com o executivo, a estratégia do Carrefour é ser líder em países como Brasil, China e Indonésia.

Na quinta-feira (16) o grupo francês Casino também anunciou que aumentou sua participação em ações preferenciais no Grupo Pão de Açúcar, no Brasil, de 3,3% para 37%, investindo US$ 363 milhões. 

Rede Dia

A expansão do número de lojas de sua rede Dia para 8 mil unidades até 2013, quando a fatia do faturamento referente aos emergentes deve crescer para 30%, ante 22% em 2010 foi outro assunto discutido durante o encontro de acionistas do Carrefour.

A rede, que tem forte presença em mercados emergentes (Brasil, Argentina, Turquia e China), é avaliada por analistas entre 3 bilhões de euros, cerca de R$ 6,9 bilhões e 4 bilhões de euros, entorno de R$ 9,2 bilhões. Procurado pela equipe do propmark para detalhar o plano de expansão da Rede Dia no Brasil, o Carrefour informou que não comenta o assunto.

Com informações Valor Econômico e Folha de S. Paulo

Leia também:
Grupo francês Casino aumenta participação no Pão de Açúcar
Abílio Diniz responde a pedido de arbitragem do Casino
Pão de Açúcar nega fusão