O ZAP apostou na ideia da agência FCB Brasil e juntos apresentam o projeto ‘Casas em Exposição’. A ação inovadora criada pela FCB propõe explorar os espaços de imóveis à venda para expor trabalhos de novos artistas plásticos da cena paulistana.

“Esta é uma ideia poderosa porque todos ganham: quem quer expor arte ganha um espaço e quem quer expor um imóvel ganha público e visitação. Quem vai por causa da casa vai adorar a exposição e quem busca a exposição, vai adorar a casa”, completa Joanna Monteiro, VP de Criação da FCB Brasil.

Os visitantes terão acesso às obras de 25 artistas contemporâneos com curadoria de Marcelo Sassur, da Hubb – Arte em Projetos, que se baseou no conceito principal do projeto: oportunizar um espaço de visibilidade a novos artistas ou artistas que tivessem carência de um local diferente do tradicional – e muitas vezes inacessível – como a galeria. “Esse foi nosso maior desafio, pois buscamos nomes não consagrados, mas que tivessem grande valor artístico e de estilo.Todos os artistas escolhidos se mostraram extremamente interessados em fazer parte de uma ação tão inusitada como essa”, explica um dos curadores, Marcelo Sassur. O novo espaço pretende atingir um público que muitas vezes pode não ser frequentador de galerias, mas que acaba de alguma forma sendo atraído e movido pela arte. “Para nós, é justamente esse o brilhantismo do Casas em Exposição: tornar a arte acessível a todos”, completa.

Distribuídas em duas casas que foram especialmente selecionadas pelo ZAP, a mostra divide-se em uma programação de dois finais de semana seguidos. Arquitetura moderna em construções antigas, integração de espaços e áreas de jardins projetadas para horta orgânica, são algumas das peculiaridades que podem ser na Casa da Rua Poconé, construída por alemães em 1941. Já no Jardim Paulistano, a casa de estilo contemporâneo na Dona Ana Helena de Salles Gusmão, com pé direito duplo dá um toque de modernidade à exposição.

Para Eduardo Schaeffer, CEO do ZAP, apoiar a iniciativa reforça o posicionamento proativo da empresa e o incentivo à cultura. “Além de inovador e ousado, o projeto valoriza os espaços com o conceito da arte, o que atrai ainda mais o comprador que preza por isso, resultando em combinação perfeita de lazer com oportunidade onde todos ganham: artistas,  proprietários, público e a cidade”, diz Schaeffer.

Ficha técnica:

Criação: Joanna Monteiro, Max Geraldo

Diretor de criação digital: Pedro Gravena

Criação: Eddy Guimarães, Marilu Rodrigues, Bruno Bueno e André Bittar

Atendimento: Lucas Rodrigues, Renata Batalha

Planejamento: Luciana Mussato, Cesar Fuster, Cleo Hosokawa

RTV: Charles Nobili, Ricardo Magozo

Produtora de evento: Rock Comunicação

Atendimento: Mariana Castro, Maine Gurzoni

Produção: Thiago Cagiano, André Fetchir

Curadoria: Hubb – Arte em Projetos

Aprovação do cliente: Eduardo Schaeffer, Renata Kac, Kamilla Matheucci Granato