"É fundamental entender que você não pode ser alguém de fora querendo dar palpite”

O mercado publicitário mundial se rende ao impacto dos games. A missão foi tão longe que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizado na França entre os dias 19 e 23 de junho, lançou neste ano a categoria Entertainment Lions for Gaming.

“O volume de Leões ligados a games aumentou 74% nos últimos cinco anos. O mercado de games é maior que Hollywood e a indústria de música juntos”, justifica Simon Cook, CEO do festival. O Brasil somou sete Leões na área. Dona de três troféus, a VMLY&R ganhou Ouro e Prata com “Los Santos +3°C”, para Greenpeace; e outra Prata com “The gaming cap”, para Dell.

“Los Santos” entrou no metaverso do GTA com missões socioambientais para alertar sobre a crise climática, enquanto “The gaming cap” apresentou um boné que transforma ondas sonoras em pulsos e vibrações, garantindo que deficientes auditivos reconheçam os ruídos dos jogos.

“Os sons são uma importante ferramenta de imersão e auxílio, permitindo que o jogador entenda o que está acontecendo dentro do jogo”, explica João Duarte, diretor de marketing para consumer e gaming da Dell Technologies no Brasil. A ação é endossada pela Alienware, marca de equipamentos gamers de alto desempenho da Dell Technologies.

O aumento exponencial da comunidade gamer e o crescente interesse do mercado da comunicação formam um composto imbatível. Mas para dar certo, “é fundamental entender que você não pode ser alguém de fora querendo dar palpite no que acontece lá dentro”, adverte Sleyman Khodor, CCO da VMLY&R e jurado de Entertainment Lions for Sport.

Entrar por modismo anuncia derrotas. “Esse público sabe reconhecer facilmente quando algo não pertence àquele mundo”, atenta Khodor. Apaixonado por tecnologia e inovação, o gamer está disposto a estabelecer conexões genuínas. “Fazer parte do universo gamer traz inúmeros benefícios para o nosso negócio”, atesta Duarte, da Dell.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 17 de julho.