O Rio de Janeiro comemorou 450 anos no dia 1º de março. A capital fluminense é um dos cenários favoritos das marcas para suas campanhas. Em 2015, isso se tornou ainda mais marcante, com ações inovadoras em todos os tipos de mídias para comemorar o aniversário da cidade, que ganhou a marca Rio450, criada por um comitê que organizou as comemorações ao longo do ano. A empreitada exigiu a mobilização da prefeitura e do poder público em geral.
Muitos anunciantes reproduziram a logomarca em seus produtos e ações comemorativas. Ele é composto pelo número 450 e mostra o perfil de todos que fazem parte do Rio, seja por nascimento ou por escolha. A marca foi idealizada por Ricardo Leite, diretor da Crama Design Estratégico, que trabalhou em um projeto que fosse amplamente adotado para as comemorações.
A marca conseguiu atingir seu objetivo, que era se espalhar por todas as ações relacionadas ao aniversário. Ela foi parar, por exemplo, em desfiles de escolas de samba e nos pontos turísticos mais populares da cidade.
Xuxa
Depois de 29 anos como uma das estrelas da Rede Globo, Xuxa não renovou com a emissora em 2015 e assinou com a Record. Em 6 de março, ela foi anunciada como a nova apresentadora, em uma transmissão ao vivo, com direito a participação não só de jornalistas, mas de fãs da Rainha dos Baixinhos. Ela estreou em agosto na casa nova.
Mudanças
Antonio Carlos de Moura e Rodolfo Negrão de Freitas deixaram a Folha de S.Paulo em 3 de março. Eles atuavam como diretor-executivo comercial e diretor de publicidade, respectivamente, havia pelo menos duas décadas, e se desligaram após o jornal reestruturar a área comercial e por conta de projetos pessoais dos executivos.
Polêmicas
A marca de camisetas Use Huck, de Luciano Huck, foi alvo de críticas em 6 de março na internet ao comercializar uma peça infantil que levava a estampa “Vem ni mim que eu tô facin”. A marca tirou o item do ar poucas horas depois. Já a Risqué foi acusada de machista, dia 23, por causa da linha “Homens que amamos”.
SXSW
Conhecido na arena do marketing como festival responsável por apresentar o Twitter ao mundo, o South by Southwest é realizado todos os anos em Austin, nos Estados Unidos, e mistura tecnologia, música e cinema. O encontro, entre 11 e 20 de março, propôs debates, workshops, shows, feiras, premiações, festas e sessões de filmes.