A dúvida de muitos publicitários que estão começando no mercado é saber se suas campanhas são criativas, inovadoras e atendem às expectativas dos clientes. Essa “fórmula do sucesso” é almejada por todos que desejam ser reconhecidos como bons publicitários. Para ajudar a trilhar esse caminho, Fernando Piccinini Jr, VP de Criação da Rino Com, dá cinco dicas para que uma campanha seja considerada criativa.
1 – Rale Muito
“Quando fui questionado para dizer em 5 dicas “O que é preciso para que uma campanha seja considerada boa e criativa?”, a primeira reação foi: Cinco dicas? Como assim? Preciso de no mínimo 20, 30… ou apenas uma! Em uma dica: rale muito”.
2 – Busque o novo
“Enquanto fico aqui num esforço supremo buscando sínteses e método, uma pergunta não sai da minha cabeça: “Mas o que é uma campanha considerada boa e criativa?” “Para quem?” Para você mesmo? Para o cliente? Para o mercado? Para disputar uma premiação? Os critérios são infinitos. E quem no fim das contas decide é sempre a Sua Alteza, o Consumidor. Ser bom e criativo se seduz o alvo da sua mensagem, se você consegue ocupar por tempo significativo os corações e mentes de quem você quer atingir. Por isso, busque o novo, surpreenda e encante.”
3 – Conheça o seu alvo
“Ouvindo, mergulhando na alma, estudando cada respiração do ser que você quer atingir com sua mensagem.”
4 – Esteja ligado
“Conhecendo em profundidade seus competidores, antecipando movimentos do mercado, chegando na frente e com energia.”
5 – Emocione
“Arrancando um sorriso ou uma lágrima (muito mais difícil a lágrima do que o sorriso e, infinitamente, mais eficaz).”