O terceiro uniforme de Corinthians, Internacional, Santos, Coritiba e Bahia na temporada de 2014 será amarelo. Trata-se de uma homenagem feita pela Nike, fornecedora de material esportivo das equipes em questão, à seleção brasileira, da qual a marca também é parceira.
Os designers da Nike trabalharam com os cinco clubes para desenvolver uniformes em que o amarelo se mistura à cor tradicional de cada um, seja na gola, nas mangas, ou em outro detalhe das camisas. Na parte interna, as peças também levarão a inscrição “Nascido pra jogar futebol”, que a Nike utiliza nas camisas da seleção desde 2010.
“Usando esse amarelo vibrante, nós criamos os novos terceiros uniformes para os nossos clubes parceiros, homenageando o estilo de jogo único do Brasil”, declarou Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike do Brasil, em comunicado.
Polêmica
Apesar de ser parceira da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e fornecer todo o material esportivo da seleção brasileira, a Nike não foi a primeira a criar uniformes amarelos para os clubes para os quais trabalha. A Adidas lançou no meio do ano passado uma camisa amarela para o Palmeiras, enquanto a Umbro apresentou uniformes semelhantes para Remo, Chapecoense e Atlético Paranaense.
De acordo com o site do canal ESPN, a Umbro teria sido notificada extrajudicialmente pela CBF e a fornecedora de material esportivo teria alertado os clubes parceiros a não usar ou comercializar o uniforme. No caso do Palmeiras, a Nike chegou a cobrar a CBF para tomar providências contra o uniforme criado pela Adidas.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a CBF negou ter feito qualquer notificação às empresas de material esportivo e disse que trata-se de um assunto que deve ser resolvido entre as marcas. A entidade indicou que a marca da seleção brasileira é uma propriedade cedida para a exploração da Nike e que estará atenta a esse tipo de ocorrência, que considera comum, para defender os interesses de seus parceiros.