O Conar – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, realizou na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, reunião extraordinária, para julgamento do comercial “Amor de Verão”, estrelado por Zeca Pagodinho e criado pela Africa para a cerveja Braham, da Ambev. No encontro, os integrantes da 1ª Câmara do Conselho de Ética do Conar decidiram, por unanimidade, recomendar a sustação de exibição do referido filme, que causou polêmica na mídia e no mercado por utilizar o garoto-propaganda que apareceu no lançamento da Nova Schin, no ano passado. Zeca Pagodinho assinou contrato com a Brahma mesmo tendo o seu contrato com o Grupo Schicnariol em vigor até o próximo mês de setembro.
A veiculação do fiilme “Amor de Verão” já está suspensa há cerca de 20 dias após liminar da Justiça de São Paulo concedida a pedido de advogados do Grupo Schincariol. Após o início da veiculação do filme, em 12 de março, o caso foi ao Conar, que indeferiu pedido de suspensão feito pela Nova Schin e sua agência, a Fischer América.
De acordo com informações do Conar, os conselheiros acolheram hoje, o parecer do relator da representação, Ênio Basílio Rodrigues. O relator concluiu que “o filme da Brahma e Africa feriu os preceitos da responsabilidade do anunciante e da agência perante os consumidores, que o anúncio faz desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta e ainda que infringiu as normas do Código que preservam apelos e direitos de terceiros reconhecidamente relacionados a outro anunciante, recomendando a sustação da exibição do filme.”
Participaram da reunião da 1ª Câmara os conselheiros Geraldo Alonso Filho (presidente), Aloísio Lacerda Medeiros, Arthur Amorim, Cícero Azevedo Neto, Ênio Basílio Rodrigues, Luiz Carlos Galvão, Maurício Queiroz, Orlando Marques, Paulo Mira, Pedro Kassab, Rogério Salgado e Thais Chede Barreto, além de representantes de anunciantes e agências envolvidos nos processos em julgamento.