Marcas têm compreendido que precisam se conectar com as pessoas em suas comunidades, respeitando seus gostos, valores, interesses e hábitos. Uma abordagem única não funcionará em todos os mercados: o que é bem recebido em São Paulo pode não funcionar no Rio de Janeiro ou em Salvador. Os mercados locais, assim como os indivíduos que os compõem, são únicos, particulares e estão atentos ao marketing genérico. As empresas que operam em vários lugares devem entender cada um deles o suficiente para criar mensagens atraentes e localizadas, a fim de engajar clientes em potencial.

De acordo com um estudo da Time Inc., 89% dos consumidores acreditam que um conteúdo autêntico ajuda as marcas a se destacarem online, e 57% acreditam que isso as torna mais criativas e interessantes. Para atender a essa expectativa, a customização é a grande sacada. As pessoas respondem mais às marcas que oferecem conteúdo e experiências que satisfaçam suas necessidades individuais. O desafio é fazer isso em escala, de maneira segura, em todos os mercados. Uma das principais preocupações no marketing digital é ter um processo eficiente para dimensionar a produção. Então, como as franquias, empresas locais e marcas podem expandir seu conteúdo de marketing criativo para conversar melhor com os mercados locais?

A resposta é: abrace-os. Existem ferramentas para atender às crescentes demandas visuais no ecossistema digital atual e seus múltiplos canais de marketing, de uma maneira que ressoa com os consumidores em suas comunidades. Esses avanços tecnológicos dão a oportunidade de melhorar a criação e o gerenciamento de conteúdo. Para muitos profissionais de mar-
keting digital e proprietários de empresas, a implantação em larga escala em um país enorme como o Brasil é o grande desafio. Empresas devem buscar parceiros criativos que amplifiquem as mensagens de forma autêntica e genuína para o mercado local.

É preciso entender as plataformas nas quais o conteúdo será reproduzido. Os consumidores de hoje (e, mais importante, de amanhã) são experientes e identificam imediatamente o que parece incongruente ou fora do lugar. De acordo com um estudo sobre comunicação personalizada, 89% dos consumidores acreditam que as marcas que publicam conteúdo visual personalizado quebram o ruído ensurdecedor dos feeds de notícia locais. Mesmo quando projetado para um mercado hiperlocal, nem tudo deve ser criado da mesma forma. Por exemplo, postar imagens com o estilo do Snapchat no Pinterest não funcionará e vice-versa.

Aproveite totalmente os dados de percepção do público para entender o target. Marcas, empresas e franquias interessadas em dar passos significativos em direção à criatividade local também devem entender seus consumidores como comunidades, além de indivíduos. É essencial que essas empresas criem conteúdo altamente relevante, que atinja seu perfil demográfico ideal no momento e local ideais. Uma identidade de marca, franquia ou empresa local é construída a partir de todos os elementos visuais usados para interagir com os consumidores. Apesar do crescimento de plataformas sociais que aproximam as pessoas mais do que nunca, as restrições físicas e culturais de consumo permanecem em vigor. O conteúdo personalizado que é ousado, único, localmente relevante e conta uma história atraente tem mais chances de superar ruídos quando empregado em escala.

Grant Munro é general manager da Shutterstock Custom (press@shutterstock.com)