Tutssel: nossa competição não é só com outras agências, mas com toda a humanidadeCCO da Leo Burnett Worldwide, Mark Tutssel veio a Miami, onde participou do Fiap 2013 como palestrante, para apresentar um novo conceito de comunicação, que pode ser considerado um novo passo para o principal adotado pela rede, “Humankind” – o qual destaque que a criatividade tem o poder de transformar o comportamento humano.

Baseado na evolução do mercado e na forma de agir do público, Tutssel apresentou quatro tópicos que forma o que a Leo chama de “Criatividade sem fronteiras”. “Estamos em um momento ‘zeitgeist’. As marcas não estão mais competindo entre elas, mas sim com a cultura pop como um todo”, enfatizou, citando sucessos como os de “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, e o fenômeno Harlem Shake. “O mundo está nos forçando a nos reinventar. Acho que a ‘Criatividade sem fronteiras’ pode ser definida pela ideia navegando sem barreiras de plataformas, alimentando as necessidades da sociedade. Essa combinação de velocidade, tecnologia e globalização está nos levando a uma nova era”, acrescentou.

O primeiro tópico da nova teoria de Tutssel é o da “Fluidez cultural”. “Hoje, qualquer conteúdo que criamos pode acabar sendo disseminado globalmente. É importante que ele transcenda línguas e outras barreiras”, destacou, citando cases como o comercial “Emma”, da Leo Burnett Paris para a marca de papel higiênico Le Trèfle; “Retratos da real beleza”, da Ogilvy Brasil para Dove; e “GPS para perder-se”, da Leo Buenos Aires para Jeep. Outro ponto levantado é o da “Democratização da criatividade”. “Os canais e formas de produção estão ao alcance das massas. Isso significa que nossa competição não é só com outras agências, mas com toda a humanidade”, alerta.

O terceiro ponto é o e estar “Sempre on”. “As mídias sociais geraram a possibilidade e muitas vezes a necessidade de gerar engajamento e respostas em realtime”, contextualizou Tutssel, lembrando os tweets de oportunidade publicados durante a última edição do Super Bowl, durante o blecaute temporário que interrompeu o jogo. “A criatividade é um trabalho em progresso permanente”, complementou. Para complementar, o quarto tópico da teoria da “Criatividade sem fronteiras” foi o da “Colaboração global”. “Temos que aproveitar as ferramentas de contato com o mundo todo – ou, no nosso caso, por exemplo, a força de uma rede global. Lembrem-se: o mundo que criamos hoje é uma tela branca sem fim, sem barreiras”, concluiu.