Uma das ideias mais inspiradoras para o mercado da comunicação foi apresentada nesta segunda-feira (11), primeiro dia da 51ª Consumer Electronics Show (CES) 2021, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em formato online até o dia 14 de janeiro.
A novidade veio da fabricante japonesa de aparelhos de pressão arterial Omron Healthcare, que há 40 anos vem transformando a saúde do coração em todo o mundo. Desta vez, a empresa apresenta o monitor de pressão arterial conectado Vital Sight, aprimorando as suas soluções de monitoramento remoto e ferramentas digitais.
Os executivos da Omron também apresentaram o novo aplicativo Omron Connect 2.0, que será sincronizado com todos os monitores de pressão arterial conectados da marca. O app funciona como um treino pessoal. Enquanto a pessoa se exercita, o aplicativo extrai informações a partir de leituras de pressão arterial, servindo ainda para estimular a prática de atividades físicas. O Omron Connect 2.0 estará disponível em breve para download na Apple iTunes e Google Play Store.
O objetivo é aproximar pacientes e médicos e criar mecanismos mais eficazes para o acompanhamento da hipertensão, uma doença silenciosa, que tem elevada incidência na população global, e considerada fator de risco para ataques do coração e derrames, duas das doenças que mais matam. A hipertensão ainda é um dos fatores de risco associados ao novo coronavírus. Os esforços da Amron, que atua no Brasil com escritório em São Paulo, sustentam a missão da marca de zerar os ataques cardíacos e derrames.
“Dedicamos mais de 40 anos da nossa liderança na categoria, além de pesquisas, desenvolvimento e insights dos consumidores e dos médicos nas inovações que a marca vem apresentando na CES, e que redefiniram a maneira como o monitoramento da pressão arterial pode ser feita. Pretendemos ajudar a minimizar os riscos de comorbidades ligadas à Covid-19”, diz Ranndy Kellogg, presidente e CEO da Omron Healthcare.
Segundo ele, o Vital Sight, é o primeiro serviço de monitoramento desenhado para delegar ao paciente mais poder para controlar a sua própria hipertensão e para garantir aos médicos mais dados capazes de melhorar o tratamento.
Fácil de usar, o Vital Sight pode ser oferecido pelos médicos a pacientes com elevado potencial para a hipertensão. O kit inclui um monitor de pressão arterial conectado e acoplado a um hub de dados pré-configurados que compartilha informação com segurança, permitindo que o médico receba inclusive alerta de riscos e cuide do paciente a distância.
Com o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas evitaram o deslocamento para as consultas preventivas e atendimentos emergenciais, o que aumentou relatos indicando o aumento de ataques do coração, que poderiam ter sido evitados com um monitoramento mais preciso feito a distância.
O acompanhamento remoto dos sinais vitais do paciente ganha ainda mais importância nesse cenário, podendo ser utilizado como inspiração para estratégias de comunicação no setor de healthcare, que ganham cada vez mais destaque em festivais como o Cannes Lions, entre outros eventos.
Histórias reais, de pessoas que tiveram as suas vidas salvas por esse tipo de dispositivo, vêm ganhando não só prêmios, mas também a atenção das pessoas, cada vez mais conectadas pelo coração.
TVs
O evento organizado pela Consumer Technology Association ainda aventou as novidades do mundo das TVs.
Apesar de ter se antecipado à CES 2021, a sul-coreana Samsung marcou presença no evento ao mostrar as tecnologias de MicroLed e MiniLed, além do controle remoto que vem com um painel solar como alternativa às pilhas para fazer o recarregamento.
Já a conterrânea LG aposta nos modelos transparentes, que ainda estão em desenvolvimento e sem previsão para chegar ao mercado, e nas TVs que podem ser dobradas, potencializando experiências imersivas, especialmente ligadas ao mundo do entretenimento. A tecnologia MiniLed também puxa lançamentos da LG em modelos que variam de 65 até 86 polegadas presentes em modelos da Semp TCL.