O acelerado crescimento do meio digital e a importância de utilizar ferramentas adequadas para potencializar ações de comunicação online foram os principais assuntos abordados no Digitalks Day, projeto itinerante realizado em São Paulo nesta terça-feira (29), com a participação de diversos profissionais da área.

“A migração da internet das lan houses para os smartphones provocou uma mudança enorme na forma como enxergamos o meio. Hoje, não sabemos mais viver sem estarmos conectados”, analisa Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil) e diretor geral do Google Brasil.

Segundo dados do IAB Brasil, 81 milhões de pessoas com 16 anos ou mais estão conectadas no mundo, sendo mais da metade delas provenientes das classes C, D e E. O meio internet, por sua vez, deve fechar o ano de 2011 com participação de 10% no bolo publicitário, o que corresponde a aproximadamente R$ 3 bilhões. Para Coelho, quatro tendências regem a efetividade e o retorno de uma ação publicitária digital: a abordagem via redes sociais, “que vieram para ficar”; a segmentação por localidade; a mobilidade; e a aposta no comércio eletrônico, que já atinge cerca de 20 milhões de consumidores.

“80% das atividades diárias de uma pessoa acontecem em um raio de 40 km. Isso significa que aqueles que não disponibilizarem conteúdo segmentado por região ficarão para trás. É fundamental que o consumidor saiba o que está disponível ao seu redor”, diz presidente do IAB Brasil. “O consumo de informação via celular também tende a crescer aceleradamente, com ofertas de pacotes de dados e aparelhos cada vez mais baratos”, acrescentou, lembrando que, entre dezembro de 2011 e abril de 2012, o número de aparelhos no País deve saltar de 202 milhões para 212 milhões.

João Bell, gerente de web e mídia social da Vivo, atenta para a eficácia do “share of heart”, ou, em outras palavras, o desenvolvimento de estratégias que criem um vínculo afetivo com o consumidor e agreguem valor emocional à marca. “Qual a melhor forma de inserir uma ação de publicidade sem perturbar o entretenimento? Simples. Basta entregar ainda mais entretenimento e gerar uma nova experiência a quem o recebe, cativando o público e fazendo com que ele tenha vontade de compartilhar o conteúdo e, claro, a marca. Uma ação maravilhosa, mas que não remeta à marca, não adianta”, explica Bell.

Segmentação e disseminação

A disseminação espontânea de ações publicitárias via web é um dos fatores essenciais para a construção e consolidação de uma marca, de acordo com Marcelo Abrileri, presidente da agência de marketing online MOL. “Saber valorizar as peculiaridades de cada público e segmentar a comunicação de acordo com características como sexo, idade, grau de escolaridade, renda e região pode trazer um retorno inimaginável às empresas que investirem no digital. A internet está batendo de frente com as demais mídias e tomando seu espaço de modo irreversível”, frisa.

O evento, que já passou por cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, contou ainda com a presença de Gabriel Kenski, da Media Factory; Alexandre Canatella, da GrupoMulher.com; Alex Pinheiro, da Hands; Fabio Ricotta, do MestreSeo; João Batista Ciaco, da Fiat; Martha Gabriel, da NMD; Abel Reis, da AgênciaClick Isobar; Gil Giardelli, da ESPM; e Cesar Paz, da AG2 Publicis Modem, entre outros. Patrocinaram o Digitalks Day as empresas PagSeguro, HotWords, Media Factory, MOL, Inbenta e GrupoMulher.com.

por Heloísa de Oliveira