A Embratur vai investir R$ 35 milhões para divulgar o turismo brasileiro na Europa. A ação incluí parceria público-privada com as empresas de aviação brasileira TAM e portuguesa TAP. O investimento prevê ações de divulgação em feiras de turismo internacionais, além da produção de materiais pelas agências de publicidade da Embratur: Artplan e Giacometti.
Nesta terça-feira, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, se reúne na Espanha com 20 representantes dos escritórios da TAM na Europa para discutir as ações.
O trabalho de divulgação será iniciado na Feria Internacional do Turismo (Fitur), que acontece entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro, em Madrid, Espanha, na qual foram realizados workshop para profissionais de turismo. O evento tem o objetivo de aproximar os cooperados brasileiros que estarão na Fitur e operadores e agentes de viagens espanhóis.
Para completar a agenda do Brasil na Fitur, será realizado um jantar com representantes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), na terça-feira (27), às 19h30, na Embaixada do Brasil. O jantar irá celebrar a realização do 9º Fórum Mundial de Turismo no Brasil (Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio) e contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, e da presidente da Embratur, Jeanine Pires.
A Embratur justifica a escolha da Espanha para iniciar a divulgação dos destinos brasileiros por ser o nono maior emissor de turistas para o Brasil. Entre 2002 e 2007 o número de visitantes espanhóis em território brasileiro teve um aumento de 89,7%. A frequência aérea entre os dois países também cresceu. O número de voos entre Brasil e Espanha aumentou 19,60% de 2007 para 2008 com a criação de 68 novos voos semanais.
Parceria TAP
Responsável por 60 frequências semanais de voos diretos de Portugal para o Brasil, a TAP Portugal é uma companhia aérea fundamental para o acesso aéreo dos países europeus para destinos turísticos brasileiros. Por este motivo, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, propôs uma parceria estratégica com a companhia para reforçar a promoção do País nos principais mercados emissores europeus.
As ações de parceria com a TAP, que serão fechadas país por país, vão desde publicidade casada até treinamento de agentes, viagens de jornalistas estrangeiros ao Brasil e rodadas de negócios com grandes operadores. Para as companhias aéreas, a parceria poderá ajudar a aumentar a demanda para manter boa ocupação nos voos e rentabilidade suficiente para manter as rotas.
Por Daniela Dahrouge