A Escala vai fechar o ano de 2012 com 11 novas contas, um crescimento de 12% na receita, três novos núcleos — especializados em agronegócio, moda e um institucional — e mais uma filial, que acaba de ser aberta em Brasília. “Essa sede será um braço importante para o núcleo institucional”, afirma Fernando Picoral, sócio-diretor da agência. Entre as recentes conquistas estão contas como Fórum, 3M, Arena Porto-Alegrense, Univias, Banrisul, Eletrobras e todas as licenças infantis femininas da marca Grendene.
Prestes a completar 40 anos, a agência dos sócios Picoral, Reinaldo Lopes, Alfredo Fedrizzi, Paulo Melo e Miguel de Luca vem crescendo regularmente 10% nos últimos anos. “Estamos apresentando um crescimento constante em cima de uma base forte e diversificada de clientes”, justifica Picoral. “E pequenas crises potencializam as agências. Quando a crise é grande, as verbas são cortadas. Mas quando são pequenas favorecem a indústria da comunicação, pois os clientes precisam achar oportunidades”, avalia. Segundo o executivo, para o próximo ano, em função das recentes conquistas, a projeção de crescimento é de 20%. “Teremos o ano cheio, com os novos clientes. Muitos que entraram no segundo semestre deste ano e cuja verba será percebida em 2013”, comenta.
Atualmente a Escala conta com as agências de Porto Alegre, São Paulo e, agora, Brasília, além de um acordo operacional em Recife, com a Plano B, e outro em Blumenau (SC) com a Escala/Metra. Ao todo, são 198 profissionais, sendo 50 somente dedicados à criação, área comandada por Régis Montagna. “Nós acreditamos que o profissional da agência deve estar preparado para tomar decisões que envolvam múltiplos campos”, diz Picoral, que lidera uma equipe composta não só por publicitários, mas também jornalistas, sociólogos, estilistas, cientistas políticos, agrônomos, psicólogos e pesquisadores, entre outros.
Recentemente, a Escala criou o núcleo institucional, que tem como diretor executivo João Ferrer; a área de agro é liderada por Paulino Jeckel; e o núcleo de moda tem como diretora executiva Andreia Klemm. “Publicitário deixou de ser um generalista e precisa ter conhecimento aprofundado, por isso montamos núcleos com profissionais muldisciplinares”, explica Picoral. “Conseguimos aliar experiência de quase 40 anos às mais atuais ferramentas e plataformas de comunicação. Com uma carteira diversificada de clientes, quando o mercado pode estar ruim para um setor, está muito bom para outro”, completa.