“Se a Faber-Castell deixasse de existir, por que o mundo ficaria triste?” Segundo Eduardo Ruschel, diretor de marketing e inovação da marca, essa foi uma das questões que inspiraram o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação, que abre em São Paulo no dia 15.
A iniciativa usa um metodologia exclusiva de aprendizagem criativa feita em parceria com o pesquisador brasileiro Leo Burd, do Media Lab do MIT (Massachusets Institute of Technology), e em alinhamento pedagógico com a (BNCC) Base Nacional Curricular.
Em apresentação nesta terça-feira (4), Ruschel explicou que a iniciativa começou a ser desenvolvida há aproximadamente quatro anos. O ponto de partida foi a percepção da empresa e pesquisas internacionais sobre criatividade.
Ele citou estudos que apontam o pensamento criativo como uma habilidade drasticamente reduzida à medida que as crianças crescem, enquanto outros mostram essa característica como uma cada vez mais vital para as profissões do futuro.
“Identificamos a oportunidade de ajudar os pais, as escolas e os professores a mudarem positivamente essa estatística. Esse é um passo de expansão da marca dentro do seu DNA de atuação, mas muito mais do que isso, é a realização de um sonho”, afirma.
Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell no Brasil, destacou a operação local dentro da empresa que está presente hoje em mais de 70 países. Ele apontou que o Brasil é muito importante para a Faber-Castell, tem 2600 colaboradores (dos sete mil pelo mundo), três fábricas e produção de mais de cinco milhões de lápis por dia. O novo projeto nasce no país também em função de sua representatividade para a companhia.
“Nossa empresa tem quatro princípios e valores muito sólidos: Competência e tradição, qualidade excepcional, criatividade e inovação, e resposabilidade sócioambiental. O que estamos fazendo aqui é transformar esses valores em algo tangível, pensando em como gerar impacto e riqueza para as pessoas. Esse é o nosso terceiro pilar se materializando”, acrescentou.
CCC: crianças e criatividade no centro
O espaço é voltado para crianças de 6 a 12 anos (de segunda a sexta, para grupos escolares) e 6 a 14 (sábado e domingo, para público geral). O local fica no piso superior da Livraria Cultura do Shopping Market Place e, além do ambiente de criação, tem uma loja com centenas de itens dentro do catálogo de dois mil produtos da marca. Já a parte de criação tem cerca de 700m² com mesas colaborativas e materiais que vão de lápis a máquina de impressão 3D.
As crianças assistem a um desenho do Esquadrão Eureka, formado por quatro personagens criados pela marca: Samuca, Pandora, Gigio e a cadela Engenhoca. São 12 vídeos que podem ser escolhidos pelas escolas para serem trabalhados em paralelo ao conteúdo em sala de aula. Cada desenho propõe um desafio, por exemplo, como será a cidade do futuro e como torná-la mais acessível e segura para idosos?
Em pequenos grupos, as crianças discutem a questão, pensam em soluções e materializam as ideias. Os projetos são discutidos entre os grupos, estimulando o debate e feedback. No final, as crianças gravam um vídeo compartilhando o que desenvolveram.
Além desse material que pode ser usado pela escola, a dinâmica no Espaço da Faber-Castell é filmada por câmeras 360º e pode virar um vídeo em time-lapse.
A participação das crianças pode ser em grupos de escola, acompanhadas dos pais, amigos ou sozinhas com o apoio de monitores.
Leia mais
Mauricio de Sousa: “Filmes e desenhos animados têm de ser universais”
Faber-Castell convida consumidor a criar cores para caneta Fine Pen