O II Encontro de Comunicação e Marketing está sendo realizado na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) entre esta terça-feira (6) e quinta-feira (8), sob o tema “As Arenas da Comunicação com o Mercado”. O presidente da ESPM, professor Francisco Gracioso, destacou em sua palestra que hoje o espetáculo é que entrega a mensagem publicitária. “Os varejistas entenderam que quanto mais lúdico for o ambiente, quanto maior o clima de encantamento melhor para as vendas”, reforçou Gracioso. Os outros palestrantes foram Celso Furtado (gerente de marketing da Coop – Cooperativa de Consumo) e Carlos Correa (superintendente da Apas – Associação Paulista de Supermercados). Furtado ressaltou em sua apresentação o papel da mídia no PDV, a importância da ambientação de loja e o marketing de relacionamento como forma de personalizar a comunicação com o público. “Nosso objetivo é fazer com que os consumidores fiquem mais tempo na loja e, conseqüentemente, comprem mais. Por isso, cada vez mais procuramos tornar o ambiente de compra agradável”, disse Furtado. Correa apontou dados como o faturamento de R$ 124 bilhões que o setor registrou em 2006, o que representou um crescimento de 2%. Segundo ele, a maior disputa hoje no varejo é por preços, mas outro fenômeno chama atenção. “Os dados mostram que a venda está crescendo no supermercado de bairro e não no hipermercado. Isso acontece por conta da proximidade e conveniência do consumidor”, afirmou Correa.

 Kelly Dores