A partir de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo, nas versões impressa e digital, passará por reformulações – que se estenderão até 2010. Entre as mudanças que acontecerão está a revisão do projeto editorial e de design do Estadão, com apoio da agência catalã Cases y Associats – consultoria que cuidou da reformulação gráfica do jornal em 2005 e do Jornal da Tarde, no ano passado.
Segundo o diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, essa reformulação teve início em maio, com o desenvolvimento e a consolidação de marcas ligadas a cadernos como Paladar, Link, Guia, entre outros, que se desdobrarão na convergência entre as mídias do Grupo (jornal, portal, guias, edições especiais, programa de rádio etc.), criação de novos produtos e eventos com essas marcas. “Esta é uma nova visão que dará às marcas maior independência editorial e mercadológica”, afirma.
Conforme Gandour, este é um período de importantes desafios para o Estadão, que incluirá o planejamento e a implantação de importantes coberturas, como nos casos das eleições e da Copa do Mundo, ambas no próximo ano.
A partir do dia 3 de agosto, o editor-chefe do jornal, Roberto Gazzi, assumirá temporariamente a missão de desenvolvimento editorial, coordenando em tempo integral o projeto de redesenho do jornal (no papel, além de ser contribuinte e parceiro no digital).
As atividades relacionadas ao redesenho, lançamento e revisão do portfólio de produtos do jornal (suplementos e revistas) devem ser trabalhadas até dezembro de 2010. Após esse período, Gazzi reassume suas funções atuais.
No mesmo dia, o diretor da sucursal do Rio de Janeiro, Marcelo Beraba, se transferirá temporariamente para a sede em São Paulo, onde assumirá as tarefas de editor-chefe. Ele dará ênfase ao planejamento geral das coberturas, com foco especial nas eleições e na Copa. Durante esse processo, a Sucursal do Rio será coordenada pelo editor José Luiz Alcântara. Beraba reassumirá suas funções atuais em janeiro de 2011. Além disso, o editor-executivo Ilan Kow assume, a partir de agosto, a função de editor-chefe de publicações, passando a responder diretamente ao diretor de conteúdo.
Na área de conteúdos digitais, que comporta o portal Estadao.com.br e a TV Estadão, que recentemente passou por mudanças, a partir do próximo dia 13 de julho, o jornalista Pedro Doria assume a posição de editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado, reportando-se diretamente a Gandour.