Interação, engajamento, inovação, compartilhamento. As palavras que caracterizam a comunicação moderna se ampliam ao desenvolvimento de embalagens. Nesta sexta-feira (14), profissionais se reuniram em São Paulo para discutir as novas oportunidades do setor, no seminário “A embalagem na estratégia de mobile marketing”, organizado pela revista EmbalagemMarca.
O evento contou com a participação de Joe Horwood, market research and communication manager do GS1 Global Office, que destacou as principais mudanças no consumo causadas pelo aperfeiçoamento da tecnologia e aumento constante de aparelhos móveis. “Desde 2010, percebemos uma influência cada vez menor da TV como fator decisivo de compra. Uma pesquisa recente perguntou aos consumidores do que prefeririam abrir mão, se da televisão ou do celular. Um número expressivo do total, 27%, declarou que escolheria viver sem TV. Atualmente, no mundo todo, 80% dos internautas pesquisam por produtos no smartphone ou tablet. Desses, 38% planejam fazer mais compras pelo celular no futuro próximo”, citou o executivo.
Horwood salientou que, no atual contexto, a embalagem tende a se tornar cada vez mais um fator de atração ou rejeição, sobretudo quando a tendência dos showroomers (consumidores que vão à loja para analisar e conhecer produtos, mas fazem a compra por outros canais) se fortalecer.
QR code
A tecnologia QR code foi lembrada pelo representante da GS1 e pelos dois outros palestrantes, Marcelo Bazán, gerente de planejamento da F/Nazca Saatchi & Saatchi, e Eduardo Fleury, diretor comercial da PontoMobi. Todos concordam que há muitos erros em sua utilização. “Falta à maioria das empresas e marcas o conhecimento para tirar proveito da ferramenta. Vejo muitas peças que incluem um QR code apenas para se mostrarem ‘modernas’. É preciso entender que esse mecanismo deve ser complementar ao anúncio ou embalagem, direcionando o consumidor para mais informações sobre o assunto ou para um serviço de apoio”, declarou Bazán.
Além do QR code utilizado de maneira correta, os profissionais destacam ações ligadas à realidade aumentada e à troca de SMS em conjunto com promoções de pin code e sampling machine como ideias para tornar a embalagem de um produto cada vez mais conectada ao novo universo das marcas e aos clientes.
F/Radar
Uma prévia dos resultados da pesquisa F/Radar, feita pela F/Nazca em parceria com o Datafolha, foi divulgada durante o seminário. Criado em 2005, o projeto semestral está em sua 13ª edição. Os números oficiais serão divulgados para o mercado geral no próximo mês.
O estudo aponta que, entre os 84 milhões de internautas brasileiros, a casa é o maior local de acesso (três anos atrás, era a lan house). Porém, quase um terço desse público já tem os aparelhos móveis como fonte principal. Cerca de 95% do total de internautas móveis participa de alguma rede social: o Facebook ainda lidera, com 87% de participação, seguido por Twitter (21%), Instagram (14%) e Whatsapp (12%). “No momento, o Instagram é a rede mais ‘cool’ e destino de muitos dos novos investimentos. Nos últimos seis meses, ele praticamente duplicou”, disse Bazán.