Os fãs de eSports se preocupam mais com o futuro e superam a média da população conectada brasileira em 28% quando se trata de aplicações em fundos de investimento e/ou ações em bolsa, além de planos de previdência privada.
A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Ibope Repucom em parceria com a BBL, holding de entretenimento especializada no universo gamer.
O levantamento sobre o mercado de esportes eletrônicos foi feito de forma online com pesquisa realizada com amostra de mil entrevistas.
No material, 13% dos fãs afirmam aplicar em fundos de investimento e/ou ações em bolsa; e 10%, que têm previdência privada. Esse perfil também tem 4% mais serviços bancários que a população brasileira.
Dentro dos games, o consumo também é alto: 85% dos fãs de eSports compram itens de melhoria para liberar novos recursos ou investem em outras vantagens dentro do jogo.
De acordo com Leo De Biase, cofundador da BBL, a pesquisa comprova o grande potencial do fã de eSports como consumidor. “Esse público já tem afinidade com aplicações financeiras e utiliza mais serviços bancários que a população brasileira, além de consumir produtos dentro dos games. Esses dados deixarão o mercado ainda mais atraente para as marcas”, diz.
A visão é compartilhada por José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom. O profissional comenta que a proporção dos com renda alta entre os fãs de eSports é 30% maior do que a média da população conectada brasileira. “Mesmo que os fãs de eSports sejam jovens (41% têm entre 18 e 29 anos), a renda acima da média torna adequada a oferta e adesão de serviços bancários e de investimentos a eles”, avalia.
Histórico de potencial
Recentemente, o instituto e a empresa fizeram outra pesquisa relacionada a esse público, que apontou boas oportunidades para marcas.
O conteúdo revelou que os fãs de eSports usam, em média, 8% mais os cartões de créditos do que o restante da população.
Esse estudo também demonstrou que 84% dos brasileiros conectados usaram cartões de crédito nos 12 meses anteriores. E, entre os fãs de eSports, o número sobe para 91%.
Influência e decisão
Além de estarem mais abertos a esses serviços, o material indicou que os fãs de eSports são mais influentes na recomendação de compra de eletrônicos em suas residências.
De acordo com uma pesquisa de 2019, a palavra dos apaixonados por eSports tem mais influência na compra de eletrônicos: a cada 10, sete são consultados em relação a marcas e modelos.
Em relação à média da população brasileira, eles geralmente são consultados 20% mais, demonstrando poder de influência na decisão de compra de familiares e outros integrantes da residência.
Os fãs de eSports são geralmente consultados 20% mais que a média da população sobre a indicação deste tipo de produto, demonstrando alto poder de influência na decisão de compra de familiares e demais integrantes da residência.
Para Biase, levantamentos como esses são mais uma forma de não só compreender um pouco mais desse público, que tem crescido exponencialmente no país, como “profissionalizar ainda mais o mercado”.