Com o tema ‘Razão e emoção’, o 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, promovido pela Alap (Associação Latino Americana de Agências de Publicidade) foi aberto na noite desta quarta-feira (6), na cidade gaúcha que dá nome ao evento, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Houve a presença de cerca de três mil pessoas. Logo após a abertura, feita pelo presidente do festival, Mauro Dorfman, foi realizada a entrega das Medalhas Maurício Sirotsky Sobrinho. Os homenageados deste ano foram o diretor-presidente da Editora Referência, Armando Ferrentini; o fundador e integrante do Conselho de Administração da Vonpar, João Jacob Vontobel; o publicitário, escritor e presidente institucional da Alap, Luiz Coronel; a jornalista, apresentadora e editora-executiva do “Jornal Nacional” da Rede Globo, Patrícia Poeta; e o vice-presidente da Fecomércio, Júlio Ricardo Mottin.
Entre as autoridades presentes na abertura estavam o patrono do festival, Octávio Florisbal; Orlando Marques, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); Miguel de Luca, presidente da Abap Rio Grande do Sul; Delmar Gentil, presidente do Sinapro-RS (Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul); Luiz Coronel, presidente institucional da Alap; Fábio Bernardi, presidente da ARP (Associação Riograndense de Propaganda); Eduardo Smith, diretor da ANJ (Associação Nacional de Jornais); Alexandre Gadret, presidente da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão); Ari dos Santos, presidente do Sindiradios; e João Firme, fundador do festival. O evento acontece até sexta-feira (7).
Razão e emoção
Patrono da edição de 2013 do Festival de Gramado, Octávio Florisbal pediu, antes de sua apresentação, um minuto de silêncio em memória à morte do presidente da Editora Abril, Roberto Civita, e às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Ao iniciar sua fala, o membro do Conselho de Administração das Organizações Globo destacou o tema central do evento, “Razão e emoção”. Segundo ele, ambos os aspectos tratados são manifestações presentes na vida de todas as pessoas e relevantes nas áreas de comunicação e marketing.
Para Florisbal, é necessário ter equilíbrio entre a razão e a emoção. “Não devemos ter nem liberdade em excesso na criação da propaganda e nem controle demais para que não iniba a emoção. Ha sempre uma tendência em controlar o conteúdo, ousar pouco, inovar pouco, mas as novidades devem ser bem recebidas, mesmo que com alguns cuidados. Afinal, razão e emoção se alternam em relevância na comunicação”, destacou.
O conselheiro encerrou a explanação afirmando que é necessário ter amor pelas pessoas, pelo trabalho, pela empresa e pelos profissionais, além de ter respeito pelos fornecedores e pelos concorrentes, sem subestimá-los. “É muito difícil chegar à liderança, mas mais difícil ainda é se manter nela”, concluiu.