Lico, Piva, Cappeletti, Marcet, Hugo Rodrigues, Giusti e Sutton

 

O Fiap 2013 (Festival Ibero Americano de La Publicidad), que acontece de 29 de abril a 1º de maio em Miami, definiu dez brasileiros para integrar seu corpo de jurados. Entre eles, dois atuarão como presidente de júri: João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e vice-presidente de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, na estreante Eficácia Criativa; e Pedro Cappeletti, diretor-geral de criação da Grey141, em Promo e Marketing Direto.

Completam a lista Luiz Sanches, diretor-geral de criação da AlmapBBDO, em Cine TV; Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, em Rádio e Copa Iberoamérica; Murilo Lico, vice-presidente de planejamento da Fischer & Friends, em Inovação em Meios; Aaron Sutton, sócio e vice-presidente de criação da Mood, em Rádio e Campanhas Integradas; Thomas Roth, sócio e diretor-geral da Lua Nova, em Técnicas de Produção Audiovisual; André Piva, vice-presidente de criação da Lov, em Interativo; Carlos Silvério, vice-presidente de criação da G2, em Design; e Edson Giusti, sócio-presidente da Giusti Comunicação, em Relações Públicas. Além de presidir Promo, Cappeletti também atuará como jurado em Gráfica.

“O objetivo do Fiap é premiar o melhor, independentemente do país, e a propaganda brasileira é uma das que mais contribuíram para a excelência criativa da região iberoamericana. Queremos que, em Miami, o festival sirva de janela para que os Estados Unidos vejam o que está sendo feito de melhor nos países da região”, destaca Daniel Marcet, diretor-geral do Fiap. Segundo o executivo, esse movimento já tem sido percebido e aceito pelos players daquele país. “Já temos o apoio muito forte do mercado local. Vamos contar com os maiores anunciantes e grandes meios dos EUA nesta edição. O Fiap sempre vai ser uma concorrência iberoamericana, mas queremos que o evento tenha visibilidade e relevância global”, completa.

O evento tem entre seus patrocinadores o SBT, que vem investindo em festivais locais e globais de criatividade e publicidade — como o Cannes Lions 2013 e, agora, o Fiap. “O SBT começou o ano passado a demonstrar que realmente acredita na boa comunicação. Acho que temos que investir sempre e mostrar que fazer boa comunicação dá resultado. O Brasil é referência, temos dois eventos em que seremos vitrine, e poderemos trabalhar todo esse processo da publicidade brasileira como um diferenciador. Ser premiado mostra que, além de dar resultado para seu cliente, você fez um trabalho acima da média. Isso enobrece todos que participam da categoria e é isso que o SBT quer celebrar”, reforça Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT.

A mudança definitiva de sua sede de Buenos Aires para Miami, realizada no ano passado, é outro elemento que demonstra um amadurecimento e evolução do evento. “O Fiap está se transformando em um verdadeiro festival mundial. Tive a sorte de ver o festival nascer e esta mudança para Miami o consagra de forma definitiva em uma visão global. Miami está se tornando um dos grandes centros do comércio mundial — e isso tem muito a ver com a publicidade. Espero que o Brasil continue a dar essa relevância ao Fiap, que com certeza terá ótimos resultados revertidos à nossa publicidade”, enfatiza Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência — representante do festival no Brasil. Outro entusiasta do Fiap, Nizan Guanaes declarou sua intenção em apoiar o evento de forma efetiva: “Vou fazer tudo que é possível, através de minha liderança e da liderança de nossas empresas, para que o Fiap se desenvolva e que se consolide. Porque é através de iniciativas como essa que o Brasil se consolida cada vez mais como líder desse setor”, ressaltou em vídeo enviado à organização do festival.

Expectativas

Nascido na Argentina e, por muitos anos, tendo lá seu principal mercado, o evento tem se mostrado cada vez mais internacional em suas últimas edições. Mesmo assim, a participação argentina ainda é relevante e deve continuar assim, mesmo enfrentando tempos de incerteza com o controle da comunicação por ações como a “Lei de os Medios”. “Esse assunto não nos ajuda, obviamente, mas a Argentina tem muita criatividade, sempre apoiou e vai continuar apoiando o Fiap”, garante Marcet.

No caso brasileiro, o diretor também acredita que a evolução dos últimos cinco anos será mantida. “Não consigo prever números, mas acredito que o Brasil terá mais inscrições que no ano passado. Desde 2008 o festival vem crescendo e tenho a certeza de que nos manteremos assim em 2013”, conclui.