Categoria premiará melhores ações independentesO Fiap (Festival Iberoamericano de Publicidade), que este ano acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril, em Miami, tem nova categoria. A 45ª edição lança a área “Criatividade Independente em Redes Sociais” que vai premiar as melhores ações independentes no meio que mais cresceu na última década. A área será dividida em ações comerciais ou de bem público e ações denominadas “caseiras”.

De acordo com Daniel Marcet, diretor-geral do Fiap, a iniciativa reconhecerá a criatividade na versão mais pura que surge a partir da inspiração casual na vida cotidiana e não somente no meio publicitário. A nova categoria permitirá a inscrição de peças que não tenham sido realizadas com fins comerciais e de participantes não profissionais, inclusive estudantes. “Estou convencido de que aqueles que vêm da publicidade tradicional são uns privilegiados de viver nesta fase da comunicação em que os paradigmas da nossa indústria estão mudando radicalmente graças às novas mídias e tecnologias”, opina Daniel, acrescentando: “Não há dúvida de que as agências têm que prestar atenção ao modo como se comunicam as pessoas hoje, principalmente por meio de redes sociais, e é por esse motivo que o Fiap decidiu incorporar a nova disciplina. Uma área que premiará as melhores realizações feitas em casa, que são uma fonte inesgotável de inspiração para os criativos. Todos podem participar neste concurso, ou seja, não é só para os profissionais de publicidade. O júri será composto por figuras importantes da comunicação, da arte e da cultura”, afirma.

Jurados

O Fiap 2014 terá nove brasileiros entre os jurados em várias áreas, sendo dois presidentes de júri representando o país. Mário D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, comandará o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Iberoamerica. Já Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, vai liderar o júri de Criatividade Efetiva.

Os outros sete brasileiros no festival são Flávio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, que representará o país em Gráfica; Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, que será jurado nas áreas de Rádio e Promo; Alexandre Peralta, da Peralta Comunicação, julgará em Inovação em Meios; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, fará parte do de Internet; e Fred Gelli, fundador da Tátil Design, representará o país no júri de Design. Completando o time, Edu Tibiriçá, sócio da BossaNovaFilms, julgará Técnicas de Produção Audiovisual; e Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Brasil, será a representante no júri de Relações Públicas e Imprensa.

Os premiados no Fiap também contam pontos para o Gunn Report, maior estudo de publicidade do mundo, que avalia 46 festivais internacionais e locais. “O Fiap é o único festival na região que dá a possibilidade de somar pontos duas vezes no Gunn Report, pelo Fiap e pelo The Cup, já que só os finalistas e ganhadores concorrem na Copa Intercontinental. É importante destacar que The Cup conta os mesmos pontos que Cannes, já que cada Copa vale um Leão de ouro, cada nomeado um Leão de prata, e a Grand Cup equivale a um Grand Prix de Cannes”, diz.

O Fiap é realizado junto ao evento anual da Associação das Agências Hispânicas  de Publicidade (AHAA). O tema central do seminário é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Um dos palestrantes é o brasileiro Rui Porto, consultor de mídia da Alpargatas para Havaianas. “Fazer o Fiap em aliança com a AHAA e o Circulo Creativo Latino é uma maneira de contar com um apoio muito importante nos Estados Unidos, já que dessa maneira temos garantida a presença dos anunciantes mais importantes dos meios locais e, logicamente, das agências de propaganda. O Fiap sempre teve uma forte atração nas áreas criativas e de produção, agora, com essa parceria temos também a presença dos clientes, fator muito importante”, diz. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival até 28 de março. O evento continua com seu sistema exclusivo de recebimento de material, sem custo para os participantes e de forma online.

Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a AHAA, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da península ibérica que concorrem com suas peças. O festival acontece em abril no Hotel Eden Roc Renaissance, em Miami Beach. Em 2013, a AlmapBBDO foi Agência do Ano do Fiap pela sétima vez.