Pastore e Temer: preocupação contínua na manutenção da liberdade de expressão

 

O ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), órgão que congrega 41 entidades que representam o mercado da comunicação do país, realizou na noite da última quinta-feira (8) um encontro em São Paulo para novamente abordar o aspecto da liberdade de imprensa e comercial. Cerca de 100 executivos de empresas do setor, de agências de publicidade à veículos e passando pelos presidentes das entidades, estiveram presentes e prestaram uma homenagem ao vice-presidente da República, Michel Temer. Outras lideranças políticas também compareceram ao encontro, caso do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, e do deputado federal Milton Monti, também presidente da Frente Parlamentar da Comunicação Social.

“Prestamos uma homenagem ao vice-presidente na qualidade que ele exerce de um amigo da indústria da comunicação. Mas também nos reunimos para mostrar a ele nossa preocupação em relação à liberdade de expressão”, afirmou Dalton Pastore, presidente do ForCom. “Existe entre os dirigentes uma apreensão do atual alinhamento do Brasil com países onde esta liberdade não tem sido respeitada, casos de Venezuela, Equador, Bolívia, Cuba e Argentina, onde estamos vendo nos últimos tempos uma verdadeira guerra entre o governo local e os órgãos de imprensa que o criticam”, disse.

Para Pastore, este risco não existe no país, até pela estrutura e a força que existe na comunicação brasileira. “Mas é sempre importante estar atento e vigilante ao tema. Que tem sido abordado em todos os encontros que o ForCom realiza”, completou.