Mesmo em um ano atípico para o país, com boa parte dos investimentos anuais de agências e anunciantes tendo sido comprometidos em função da Copa do Mundo de 2014, a quinta edição do Fórum de Marketing Empresarial – encontro que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral paulista – deve ter incrementos comerciais por parte de seus patrocinadores, apoiadores e fornecedores em torno de 10% a 15% em relação ao ano passado.
Essa expectativa é de Vivian Salaro, diretora de projetos especiais do Grupo Doria, presidido pelo empresário João Doria Jr., também à frente do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que organiza o encontro junto com a Editora Referência e o jornalista Adonis Alonso. “Inclusive, de uma semana para cá, estamos tendo uma boa movimentação por parte de agências e anunciantes, além de alguns fornecedores tradicionais, a respeito de cotas para o evento”, diz.
Para a executiva, as pessoas estarão voltando ao “ritmo normal” pós-Copa, e essa será uma das primeiras oportunidades de discutir temas relevantes ao país e retomar o ritmo de crescimento. Inclusive, o tema central do Fórum este ano é “O Brasil no mercado global: limites e oportunidades”. “A expectativa é boa nesse sentido. Além de grandes anunciantes, teremos outros, por exemplo, como a Panini, que mesmo com toda relevância que possui no mercado, e é só ver pelo fenômeno que foi o álbum da Copa, não está inserida ainda no mercado publicitário com a força de outras companhias. O Fórum de Marketing Empresarial tem por característica abrir essas portas, como vimos em edições anteriores”, ressalta.
O conteúdo proporcionado pelo evento é outro ponto alto para os 200 CEOs e executivos de marketing que deverão estar presentes no Guarujá. Para esta edição, quatro palestras já estão confirmadas: “Comunicação em linha direta com o consumidor”, por Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé; “O legado e as lições de marketing da Copa para o Brasil”, com Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco; “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades”, por Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; e o empresário e cartunista Mauricio de Sousa, que irá abordar o tema “Marketing do desenho e o fenômeno multimídia”.