Ricardo Trida

O maior desafio das programadoras é disputar a audiência de um telespectador que tem à sua disposição até 170 opções de canais, se tiver um pacote completo de televisão por assinatura. Na opinião de Fernando Schiavo, gerente de marketing do Canal Viva, essa disputa tão acirrada pela atenção do público exige, cada vez mais, programação de qualidade.

Atualmente, no Brasil, a TV por assinatura tem uma penetração em 28% das casas. Um percentual baixo em comparação com outros países, o que demonstra que ainda há potencial para crescer. “Tem muita estrada para ser explorada pelas operadoras e programadoras”, avalia.
“Com a quantidade de canais disputando essa audiência em uma TV linear, o caminho é ter conteúdo atrativo e fazer com que o telespectador esteja ali naquele dia e naquela hora para conseguir atenção do público e também captar uma fatia do bolo publicitário. Vai ficar ainda mais complexo com a TV não linear.”

O Canal Viva, que apresenta clássicos da TV brasileira apoiado no acervo da TV Globo, mesmo sendo um canal “mais frio”, está investindo em produções ao longo do ano para deixá-lo mais atrativo.
Para Sóvero Pereira, diretor-geral do canal Megapix, um dos canais Globosat que está no ar há sete anos, inovar faz parte da estratégia para aumentar a audiência. O Megapix fechou o primeiro semestre de 2015, pela primeira vez, com o 4º lugar em audiência na TV por assinatura no total do dia. O canal tem em sua grade produções de diversos gêneros dos maiores estúdios de Hollywood. Com intervalos curtos e um dos menores índices de repetição, é o canal com o maior acervo de filmes da TV por assinatura, composto por aproximadamente 500 títulos.

Em julho, o canal lançou sua nova identidade visual e sonora que está mais leve e descontraída. “Está com uma aparência mais moderna e jovem, inspirada no mundo digital, deixando o canal visualmente mais acessível a toda família. Esta mudança reforça a conquista de um público exigente e antenado em um mercado bastante disputado.”

Gustavo Leme, VP sênior e diretor-geral do Fox International Channels (FIC) Brasil, referência no mercado e líder no Brasil, com participação de 98% do mercado, comenta que a maior mudança está no hábito de consumo da audiência. “O mercado está em constante mudança. Novos players, novas tecnologias, novas regras. Mas no fundo a principal mudança está no hábito de consumo da audiência, cada vez mais exigente diante da maior quantidade de opções e ávida em consumir conteúdo audiovisual em qualquer mídia disponível.”

Por conta disso, o canal lançou o Fox Play, serviço de TV everywhere oficial dos canais FIC, que oferece o conteúdo dos canais para onde, quando e como os assinantes quiserem. “O maior desafio é nos mantermos com resultados positivos. Estamos otimistas e confiantes.”

LEI
Com a entrada em vigor da Lei da Televisão por Assinatura, em novembro de 2012, houve um expressivo aumento do conteúdo brasileiro no universo da televisão por assinatura. “Contrariando as expectativas alarmistas, foi perfeitamente assimilado pelo mercado, propiciando hoje o princípio de um mercado sustentável para a indústria da produção”, opina Paulo Mendonça, diretor-geral do Canal Brasil.

Para Mendonça, o cumprimento das cotas de conteúdo brasileiro independente nas grades de programação dos canais de televisão por assinatura, estabelecidas pela Lei 12.485, bem como as adequações decorrentes de sua regulamentação, exigiram um esforço grande de adaptação do mercado à realidade que agora se impõe. “Transformar essa nova demanda por produção brasileira em cada vez mais conteúdo qualificado, original e com aderência ao perfil dos canais é um dos muitos desafios a serem enfrentados pelo mercado.”

Todos concordam que hoje um dos principais desafios enfrentados pela indústria é a pirataria, cuja taxa de incidência é de mais de 20% no Brasil. As assinaturas clandestinas causam perdas anuais de bilhões de dólares para a indústria. Durante a Feira e Congresso ABTA, a FIC anunciou o lançamento do site Piratariazero.com. Uma nova ferramenta que contribui com a sólida estratégia que o grupo vem desenvolvendo com sucesso durante vários anos em toda região contra a pirataria.

O Piratariazero.com é um site exclusivamente feito para receber denúncias anônimas da retransmissão não autorizada dos sinais. “Usando esta ferramenta, a Fox International Channels Latin America pretende conscientizar e promover o envolvimento e o compromisso ativo de toda a indústria no Brasil e incentivar a digitalização para erradicar este flagelo”, finaliza Leme.