Dado revelado pela Abragames apontou crescimento de 3,2%

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) apresentou um estudo que revelou um crescimento de 3,2% do total de estúdios nacionais, que passou de 1.009, em 2021, para 1.042.

O bom resultado é corroborado pela quantidade de jogos próprios desenvolvidos entre os anos de 2020 e 2022, que chegou a 2.600. Desses, 1.009 foram lançados apenas em 2022, 12% a mais do que em 2021, período contemplado na primeira edição da pesquisa. Em relação aos profissionais do segmento, também houve um aumento, dessa vez de 6,3%, passando de 12.441 para 13.225.

A crescente maturidade da indústria brasileira também fica evidente em outros recortes da pesquisa. Entre eles, destaca-se que, em 2022, 93% dos estúdios nacionais desenvolveram propriedade intelectual (PI) própria.

De 2014 para cá, o Brasil passou de 133 estúdios de desenvolvimento de games para 1.042, um aumento de quase oito vezes. Somente nos últimos cinco anos, esse mesmo recorte cresceu 177%, já que em 2018 apenas 375 empresas desenvolviam games no país.

Pesquisa Brasil Game Show
Divulgada ontem (27), a Pesquisa Brasil Game Show mostrou que o brasileiro tem enxergado os games como fonte de entretenimento: 85,4% consideram que jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.

O estudo revelou ainda que 73,9% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo digital, o que significa um aumento de 3,8 pontos percentuais em relação ao ano de 2023.

Já em relação ao gênero, o levantamento deste ano apontou um empate técnico entre homens e mulheres quando perguntados sobre o hábito de jogar games: 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

(Crédito: Imagem de freepik)