A Giovanni,FCB acaba de divulgar comunicado sobre o caso Waldomiro Diniz – ex-presidente da Loterj e ex-assessor de Assuntos Parlamentares do Palácio do Planalto afastado do cargo após a divulgação de uma fita em que aparece pedindo propina ao bicheiro Carlos Cachoeira. A agência, que atende a conta da Loterj, tem seu nome envolvido em denúncia feita ao Ministério Público Estadual do Rio em maio de 2003, por Jorge Luiz Dias, ex-chefe de gabinete do deputado Valdeci de Paiva Jesus. De acordo com a denúncia, na época em que Waldomiro presidia a Loterj, a agência Job Niterói, sub-contratada pela Giovanni, superfaturava o pagamento dos outdoors que produzia e entregava parte do valor ao próprio Dias, que servia de intermediador e a repassava a Valdeci e ao deputado Bispo Rodrigues, afastado da Igreja Universal após a divulgação do caso pela grande mídia. Valdeci foi assassinado em janeiro do ano passado. De acordo com o jornal O Globo, Dias hoje trabalha com o deputado Marcos Abraão, que era suplente de Valdeci e chegou a ter seu mandato cassado por suspeita de envolvimento no crime. Também conforme O Globo, Abraão denunciou em plenário o envolvimento de Rodrigues como resposta ao deputado que o acusara de matar Valdeci. Eis a nota da Giovanni na íntegra:
“A Giovanni,FCB, através de sua assessoria de comunicação, tendo em vista
matérias publicadas recentemente, envolvendo seu cliente Loterj , vem esclarecer os seguintes fatos:
– A agência atende a Loterj desde 1999 e trabalha com inúmeros veículos que comercializam espaço publicitário. A Job é um dessas empresas fornecedoras, especializada em outdoor, que presta serviços ao mercado;
– No mercado publicitário, a prática de checking das placas de outdoor sempre foi executada da seguinte forma: a empresa contratada para a exibição de placas enviava um comprovante com relação dos locais onde a colagem foi feita e um profissional da agência verificava os principais pontos através de um sistema de amostragem (25 a 30 % do total);
– A partir de uma denúncia, ocorrida em maio de 2003, e publicada num jornal carioca sobre os trabalhados executados pela Job, a Giovanni, FCB adotou a seguinte postura: exigiu do fornecedor um relatório detalhado de todo o período citado na matéria, enviando o mesmo ao cliente. A partir desta data, a Giovanni,FCB, além do trabalho de checking por amostragem realizado por seus profissionais, passou também a exigir um relatório mensal, incluindo, além da relação de pontos de colagem, fotos de 100% das placas contratadas, como comprovação da veiculação. É importante dizer que essa não é uma prática habitual do mercado e foi
uma iniciativa da agência a fim de reassegurar ao cliente a efetiva veiculação de suas campanhas. A relação com a empresa Job é, assim, a mesma que a agência mantém com seus mais de 300 fornecedores habituais. Esclarecemos, ainda, que a conta publicitária da Loterj foi conquistada
através de licitação pública e que toda a documentação de comprovação
acima mencionada encontra-se arquivada na agência”.